ALÉM DE P&D E PATENTES: UMA PROPOSTA PARA A EMERGÊNCIA DE UMA SOCIOLOGIA DA INOVAÇÃO
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é discutir os problemas e as limitações que cercam a adoção das patentes e dos investimentos em P&D em estudos científicos acerca da inovação e propor alternativas para complementar tais estudos segundo uma abordagem social da inovação. Para tanto, são discutidas as lacunas deixadas pela adoção desses indicadores e apresentados alguns perigos e limitações do uso indiscriminado e não reflexivo. O pensamento hegemônico que domina os estudos em inovação representa uma razão indolente e nega várias formas de experiência, provocando o desperdício das possibilidades de desenvolvimento social, tecnológico e econômico. Finalmente,para sanar tal deficiência, introduz-se como contribuição para avanço no campo, a abordagem da sociologia da inovação. Tal abordagem concebe um conjunto de esforços complementares — relacionados ao papel dos indivíduos e das interações sociais
no âmbito de organizações e sociedade — como centro do processo de inovação.
Palavras-chave: P&D; Patente; Inovação; Sociologia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


