ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: NOVOS RUMOS NO BRASIL

Autores

  • FRANCISCO CORREIA DE OLIVEIRA Universidade de Fortaleza, UNIFOR
  • SUELY SALGUEIRO CHACON Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, UFC

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre o papel do administrador e das escolas de administração diante processo de desenvolvimento do país. Argumenta que a tradição independente do pensamento administrativo brasileiro foi marcante nos primeiros anos do ensino de Administração, antes da importação do modelo anglo-saxão. A academia, porém, mudou essa tendência e adotou modelos externos, em detrimento dos estudiosos de nossa nacionalidade. Isto afastou a formação do Administrador do compromisso com o desenvolvimento do país. Os autores  brasileiros, aqui referidos, levantaram em meados do século passado, pontos relevantes para o estudo da teoria das organizações que, hoje, começam a ser estudados com maior profundidade, por outras comunidades acadêmicas.
Palavras-chave: Papel do Administrador; Formação do Administrador.

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Biografia do Autor

FRANCISCO CORREIA DE OLIVEIRA, Universidade de Fortaleza, UNIFOR

Professor da Unifor/CE

SUELY SALGUEIRO CHACON, Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, UFC

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri.

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Como Citar

DE OLIVEIRA, F. C.; CHACON, S. S. ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: NOVOS RUMOS NO BRASIL. Revista Brasileira de Administração Política, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 87, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15547. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos