ADMINISTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO: CONTEXTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • ELINALDO LEAL SANTOS Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB
  • WESLEI GUSMÃO PIAU SANTANA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

Resumo

Este artigo discute o “estado do campo” da área de administração do desenvolvimento, analisando as lacunas e as possibilidades de produção acadêmica. Questiona — justifica-se um campo científico dentro da Administração para investigar as questões de desenvolvimento? Como resposta, retoma as discussões sobre a  fundamentação epistemológica e praxiológica da disciplina  Administração do Desenvolvimento como um campo necessário da Administração. Este ensaio teórico revisa os trabalhos de Riggs (1968), Motta (1972), Caravantes (1988), Cooke (2004), Santos (2004) e Martins (2004). O resultado aponta para carência de uma disciplina acadêmica que possa explicar com propriedade o papel da gestão nas ações de desenvolvimento econômico, social e ambiental em países, regiões, lugares e organizações, semelhante aos desafios propostos pela administração política (Santos, 2010).
Palavras-chave: Administração; Gestão; Desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELINALDO LEAL SANTOS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

Administrador (Uesc), mestre em Economia (UFBA), doutorando em Gestão (Utad//UFBA) e professor assistente do DCSA/Uesb.

WESLEI GUSMÃO PIAU SANTANA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB

Administrador (Uesb), mestre em Administração (UFBA), doutorando em Administração (NPGA/UFBA) e professor assistentente do DCSA/Uesb.

Downloads

Como Citar

SANTOS, E. L., & SANTANA, W. G. P. (2016). ADMINISTRAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO: CONTEXTO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Brasileira De Administração Política, 3(2), 45. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15541

Edição

Seção

Artigos