ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA: ASPECTOS CONCENTUAIS E EXEMPLO

Autores

  • JOSÉ MOURA PINHEIRO Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

Este artigo visa analisar a responsabilidade socioambiental corporativa, entendendo esse conceito como integrante da Administração Política. Trata-se de um assunto cuja importância vem sendo reconhecida e despertando interesse cada vez maior. Esse interesse decorre do fato de as organizações empresariais exercerem um papel essencial nas causas e na resolução dos graves problemas sociais e ambientais hoje enfrentados em âmbito global. O artigo está estruturado da seguinte forma. Na  primeira seção, sintetiza-se o significado da Administração Política, como um paradigma conceitual ainda em construção. Em seguida, resumem-se os aspectos teórico-conceituais relativos à responsabilidade socioambiental corporativa, enfatizando sua importância na gestão das empresas. Na terceira seção, são mostrados alguns pontos de convergência entre os conceitos de responsabilidade socioambiental e as teorias da  Administração Política. Na quarta seção, fazemos uma síntese de uma experiência específica de responsabilidade socioambiental corporativa,  analisando o caso da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).


Palavras-chave: Administração Política; Responsabilidade Socioambiental Corporativa; Coelba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ MOURA PINHEIRO, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Mestre em Administração e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBa, e professor associado da Escola de Administração da UFBa.

Downloads

Como Citar

PINHEIRO, J. M. (2016). ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA: ASPECTOS CONCENTUAIS E EXEMPLO. Revista Brasileira De Administração Política, 3(1), 87. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15511

Edição

Seção

Artigos