ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA CORPORATIVA: QUE NOVAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EPISTEMOLÓGICO DA ADMINISTRAÇÃO?

Autores

  • RAFAEL TAVARES BOMFIM Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB.

Resumo

Em todas as áreas do conhecimento sempre surgem novos temas, novas contribuições, que se conformam em um conjunto de ideias que se unem em um movimento, tentando explicar melhor essa área ou até mesmo questioná-la, como campo do conhecimento. Na Administração, não é diferente. Observa-se o aparecimento de novas contribuições para a compreensão dessa nova/velha área do conhecimento. Neste estudo, buscam-se apresentar dois novos movimentos presentes nessa área: a Administração Política e a Governança Corporativa. Dessa forma, este artigo propõe-se a uma análise das contribuições de cada movimento para o desenvolvimento epistemológico da Administração. Além de fornecer uma maior familiaridade sobre essas novas abordagens, este estudo revela-se útil no sentido de evidenciar práticas, desafios e limites dessas abordagens. Análises dessa natureza são importantes para incentivar a reflexão de pesquisadores da área das Ciências Sociais Aplicadas interessados na atualização do saber. Também, são apresentadas algumas experiências de ensino e grupos de pesquisa com foco nessas novas abordagens em universidades no país.


Palavras-chave: Administração Política; Governança Corporativa; Técnicas  Gerenciais; Ciência da Administraçã

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RAFAEL TAVARES BOMFIM, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB.

Bacharel em Administração e especialista em Finanças Empresariais pela Universidade
Federal da Bahia (UFBa). Professor substituto e administrador da Assessoria para Assuntos
Internacionais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Como Citar

BOMFIM, R. T. (2016). ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA CORPORATIVA: QUE NOVAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EPISTEMOLÓGICO DA ADMINISTRAÇÃO?. Revista Brasileira De Administração Política, 3(1), 9. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15507

Edição

Seção

Artigos