O CONTEXTO DA CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO EPISTEMOLÓGICO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA

Autores

  • REGINALDO SOUZA SANTOS Universidade Federal da Bahia, UFBA

Resumo

Este ensaio trata de interpretar a epistemologia do conhecimento roduzido pela Escola de Administração na trajetória de seus cinquenta anos de  existência, tomando como objeto de consideração a indissociabilidade entre a atividade de ensino, de pesquisa e de extensão. A conclusão a que se chega é que essa é uma situação que não se impõe pelo desejo e sim pela lógica empírica dos acontecimentos. E essa lógica diz que, em situação de desvantagem comparativa, a indissociabilidade não existe. No estágio inicial, a pesquisa não existe, prevalecendo de maneira soberana o ensino, com a extensão tendo papel subsidiário. Só num estágio avançado da pesquisa é que podemos vislumbrar a possibilidade de indissociabilidade, mesmo assim de forma hierarquizada, na qual a pesquisa tem o poder de condicionar o movimento e o ritmo do ensino e da extensão.


Palavras-chave: Epistemologia; Escola de Administração da UFBA.

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Biografia do Autor

REGINALDO SOUZA SANTOS, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Bacharelado em Administração Pública, pela Universidade Federal da Bahia (1977); mestrado em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresarial (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (1982); doutorado em Economia, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1991); e pós-doutorado, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão - ISEG da Universidade Técnica de Lisboa - UTL (1997/1998). Atualmente, professor titular do Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e diretor, dezembro de 2004 a dezembro de 2008, sendo reeleito para o período 2009/2013, atuando na graduação, mestrado e doutorado; coordenando estudos em Administração Política, Políticas Públicas, Política Econômica e Finanças Públicas, assim como em projetos técnicos. Autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, jornais e anais de congressos. Orientador de teses, dissertações e monografias acadêmicas. Diretor Responsável pela Revista Brasileira de Administração Política (REBAP). Ministra disciplinas, seminários e palestras em diversas IES no Brasil e no exterior. Dentre as atividades pregressas destacam-se: em 1979, vínculo ao Centro de Planejamento do Estado da Bahia CEPLAB, integrando o grupo de estudos que analisou a importância do setor produtivo estatal baiano no processo de desenvolvimento administrativo, institucional, econômico, social e cultural da Bahia. Em julho de 1980, integrou o corpo técnico da recém criada Assessoria Econômica da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, onde permaneceu até junho de 1983, quando se transferiu para a Secretaria de Educação e Cultura; no mesmo ano, ingressou como professor na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Logo depois (1992/1996), assumiu, pela primeira vez, o cargo de diretor da Escola de Administração da UFBA. Principais publicações Administração Política Como Campo do Conhecimento e Teoria das Finanças Públicas no Contexto do Capitalismo , além do trabalho inédito Keynes e a Administração Política do Capitalismo.

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Como Citar

SANTOS, R. S. (2016). O CONTEXTO DA CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO EPISTEMOLÓGICO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA. Revista Brasileira De Administração Política, 2(2), 123. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rebap/article/view/15505

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Seção

Artigos