O CONTEXTO DA CRIAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO EPISTEMOLÓGICO DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA
Resumo
Este ensaio trata de interpretar a epistemologia do conhecimento roduzido pela Escola de Administração na trajetória de seus cinquenta anos de existência, tomando como objeto de consideração a indissociabilidade entre a atividade de ensino, de pesquisa e de extensão. A conclusão a que se chega é que essa é uma situação que não se impõe pelo desejo e sim pela lógica empírica dos acontecimentos. E essa lógica diz que, em situação de desvantagem comparativa, a indissociabilidade não existe. No estágio inicial, a pesquisa não existe, prevalecendo de maneira soberana o ensino, com a extensão tendo papel subsidiário. Só num estágio avançado da pesquisa é que podemos vislumbrar a possibilidade de indissociabilidade, mesmo assim de forma hierarquizada, na qual a pesquisa tem o poder de condicionar o movimento e o ritmo do ensino e da extensão.
Palavras-chave: Epistemologia; Escola de Administração da UFBA.