COOPERAÇÃO PARA O APRENDIZADO E A INOVAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: A INFLUÊNCIA DAS ASSIMETRIAS ENTRE OS AGENTES
Resumo
Este artigo tem por objetivo explorar a influência das assimetrias entre os elos de cadeias de suprimento na distribuição dos ganhos da cooperação. Para tanto, apresenta-se breve revisão da literatura sobre o tema, tal como ele é tratado nos campos da organização industrial, da administração e dos estudos sobre inovação. É levantada a hipótese, fundamentada nessa revisão da literatura, de que a distribuição dos ganhos advindos da cooperação é influenciada pelas diferenças quanto a capacitações, recursos financeiros e porte entre os agentes, e que essas diferenças podem estar vinculadas às estruturas de mercado prevalecentes em cada elo da cadeia. Em seguida, descreve-se a cadeia de suprimento da transformação plástica, analisam-se as estruturas de mercado dos segmentos participantes, o processo de cooperação para a aprendizagem e a inovação, bem como a distribuição dos ganhos entre os agentes. Na última seção, além de serem apresentadas as principais conclusões que corroboram, com base no estudo de caso apresentado, a hipótese levantada, são indicadas possíveis implicações para ações empresariais e para políticas públicas de competitividade, baseadas na cooperação em cadeias de suprimento.
Palavras-chave: Cadeias de Suprimento, Cooperação, Aprendizagem, Inovação.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.


