O PERFIL EMPREENDEDOR EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES

Autores

  • Ana Cláudia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra Rodrigues Machado de Araujo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18329

Palavras-chave:

Perfil Empreendedor, Ensino Superior, Ciências Contábeis

Resumo

O ensino empreendedor de qualidade no ensino superior torna-se fundamental para que o país obtenha empreendedores de sucesso. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil empreendedor dos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comparando os resultados entre ingressantes e concluintes. A pesquisa tem classificação metodológica exploratória e descritiva, abordagem quali-quantitativa, com uma amostra de 72 ingressantes e 71 concluintes. O instrumento de pesquisa aplicado foi o Teste de Monterrey (DEMAC, 1990). Dentre os principais resultados percebeu-se por meio da análise que nenhum dos alunos alcançou pontuação para os níveis mais elevados de perfil empreendedor. Com isso, tem-se que os concluintes tendem a ter maior características empreendedoras em relação aos ingressantes, tendo-se um indicativo de que o curso de Ciências Contábeis da UFSC, contribui para que seus acadêmicos se tornem cada vez mais empreendedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

da Silva, A. C., Ferreira, L. F., Demarche Minatti Ferreira, D., & Rodrigues Machado de Araujo, A. (2017). O PERFIL EMPREENDEDOR EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INGRESSANTES E CONCLUINTES. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 56–73. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.18329

Edição

Seção

Artigos