A mobilidade a pé em salvador
DOI:
https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v1i0.1402Resumen
O artigo procura analisar a mobilidade a pé em Salvador, buscando, inicialmente, identificar na vertente funcionalista do urbanismo as raízes do atual modelo das cidades brasileiras, que prioriza o veículo particular em detrimento do transporte coletivo e ignora os modos não-motorizados. Em seguida, é feita uma avaliação da metodologia utilizada no planejamento de transportes no Brasil e em Salvador que, além de enfoque mais quantitativo que qualitativo da questão, também prioriza o transporte motorizado e restringe o tratamento da circulação dos pedestres, praticamente, à área central das cidades. São analisadas as condições de circulação dos pedestres nas grandes cidades brasileiras, particularmente em Salvador, onde foram realizadas pesquisas volumétrica e de opinião na área do Iguatemi, para aferir essas condições. O artigo conclui propondo uma nova hierarquia para os modos de transporte na cidade, priorizando-se os modos não-motorizados, seguidos do transporte público coletivo e do veículo individual, visando a uma melhor qualidade ambiental e de vida urbana.Descargas
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Publicado
2007-08-30
Cómo citar
Rocha, F. U. S. (2007). A mobilidade a pé em salvador. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 1(2). https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v1i0.1402
Número
Sección
Artigos