Aeroclube Plaza Show: uma reflexão sobre a cultura do consumo nos espaços públicos
DOI:
https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v1i0.1401Palavras-chave:
Espaços Publicos, Cultura do ConsumoResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa que analisa o processo de implantação do centro de entretenimento Aeroclube Plaza Show numa área pública da orla marítima da cidade de Salvador e os motivos do grande sucesso desse empreendimento junto ao público. Esta análise visa levantar argumentos que levem à compreensão dos processos urbanísticos desenvolvidos nessa cidade na atualidade, assim como a forma de vida urbana que nela se realiza. Para tanto, buscou-se inicialmente levantar as intenções políticas e econômicas associadas ao empreendimento. Aqui se discute como o Aeroclube Plaza Show se tornou um novo ponto de encontros sociais na cidade, e os motivos que o levaram a se promover como um novo tipo de espaço público. Em seguida, é feita uma análise do Plaza Show, segundo sua característica de espaço global, ou melhor, de território do capital multinacional, revendo-se a possibilidade da promoção de uma cultura global em detrimento da cultura local. Por fim, é feito um enfoque que considera o Plaza Show como indústria do entretenimento e como veículo expositor de mercadorias e sensações desconhecidas e exóticas, verificando-se como ele responde às novas formas de lazer da sociedade contemporânea e qual a sua participação na promoção dos valores da cultura do consumo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-08-30
Como Citar
Faperdue, R. de C. (2007). Aeroclube Plaza Show: uma reflexão sobre a cultura do consumo nos espaços públicos. Cadernos PPG-AU/FAUFBA, 1(2). https://doi.org/10.9771/ppgaufaufba.v1i0.1401
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2007 Cadernos PPG-AU/FAUFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.