A escola, o gênero e os embates com o neoconservadorismo “restaurador”

Autores/as

  • Assis Felipe Menin UFSC
  • Joana Maria Pedro

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47401

Palabras clave:

Gênero. Escola. Neoconservadorismo. Restauração.

Resumen

Resumo: O presente texto procura discutir como as mobilizações antigênero em contexto escolar, tanto em nível global quanto local, movimentaram um ímpeto “restaurador” de valores morais na sociedade, por parte de fundamentalistas religiosos e políticos. Para esse intento, vale-se de textos do Vaticano e de projetos de lei de políticos brasileiros, nos quais esses discursos explicitam a autoridade familiar na educação dos seus filhos, conforme suas convicções morais e religiosas. Evidencia-se também o receio mobilizado por um ressentimento em relação à uma ideologia que “destruiria a família heterossexual”. O dispositivo da “ideologia de gênero” nas escolas seria essa ameaça e provoca, como reação, uma tentativa de “restauração” de um homem ocidental.

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Publicado

2022-08-22

Cómo citar

Menin, A. F., & Pedro, J. M. (2022). A escola, o gênero e os embates com o neoconservadorismo “restaurador”. Políticas Culturais Em Revista, 15(1), 291–314. https://doi.org/10.9771/pcr.v15i1.47401

Número

Sección

Dossiê - Guerras culturais: políticas em confronto