Mapeamento Tecnológico de Patentes Relacionadas a Jogos em Nuvem (Cloud Gaming)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.60669

Palavras-chave:

Jogos em nuvem, Jogos Digitais, Internet.

Resumo

Os jogos digitais têm desempenhado um papel fundamental na evolução tecnológica ao longo das últimas décadas, impulsionando inovações que vão além do entretenimento e que impactam diversas indústrias. Entre essas inovações, a tecnologia de jogos em nuvem (cloud gaming) surge como uma transformação significativa no mercado de videogames, permitindo que jogos de alta complexidade gráfica sejam executados diretamente na nuvem, sem a necessidade de instalação local ou de hardware de alto desempenho. Esse avanço é resultado da convergência de múltiplas áreas tecnológicas, como redes de alta velocidade e computação em nuvem, e se reflete no crescimento expressivo de patentes relacionadas a cloud gaming, especialmente a partir de 2015. A China, em particular, desponta como líder no setor, sendo responsável por 42,99% das patentes identificadas, com 10 das 20 maiores empresas depositantes situadas no país. Esses dados evidenciam não apenas a importância crescente dos jogos em nuvem, mas também o papel central da China na configuração desse novo cenário global.

 

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Biografia do Autor

Vianney de Oliveira Ribeiro, Instituto Federal do Ceará

Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Dispositivos Móveis, Centro Universitário Sete de Setembro (UNI7), 2018

André Luiz Carneiro de Araújo, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática, Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014

Joélia Marques de Carvalho, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Ciências de Alimentos, Universidade Federal do Ceará (2015).

Técia Vieira Carvalho, Instituto Federal do Ceará

Doutora em RENORBIO pela Universidade Federal do Ceará, Brasil(2010)

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Ribeiro, V. de O., Araújo, A. L. C. de ., Carvalho, J. M. de ., & Carvalho, T. V. (2024). Mapeamento Tecnológico de Patentes Relacionadas a Jogos em Nuvem (Cloud Gaming). Cadernos De Prospecção, 17(5), 1568–1585. https://doi.org/10.9771/cp.v17i5.60669

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos