Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.54230

Resumo

Editorial

 Esta edição especial traz a seleção de trabalhos apresentados no XII ProspeCT&I 2022 – Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica, no VI Congresso Internacional do PROFNIT – Mestrado Profissional Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação e no XVI Encontro Nacional do FORTEC – Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Esses eventos ocorreram no período de 3 a 8 de outubro de 2023, em uma estratégia inédita, contemplando a integração dos três eventos na modalidade híbrida, presencialmente na cidade de Maceió, AL, Brasil, e transmitido ao vivo na internet pela plataforma exclusiva dos eventos.

Contando com uma vasta programação, envolvendo a interação entre Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (Públicas e Privadas)-Governo-Setor Produtivo, cujo debate concentrou-se no tema dos eventos: Construindo a Independência com Ciência, Tecnologia e Inovação, articulado com as comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil, a reflexão se pautou em torno da necessidade de construção de um nível de autonomia tecnológica que a nação carece contemplada com potencialidades em diversas áreas, mas de algum modo subaproveitadas ou quando muito aproveitadas de maneira incipiente.

Ficaram evidenciadas nas sessões dos eventos que o Brasil possui os elementos necessários para apresentar soluções aos problemas econômicos, sociais e ambientais. Os eventos foram precedidos pelos minicursos com instrutores nacionais e internacionais, cujos conteúdos foram articulados com as disciplinas obrigatórias do Mestrado PROFNIT, bem como as demandas advindas junto aos Associados do FORTEC.

Durante a realização dos eventos, a programação contou com Mesas Redondas envolvendo temáticas como: Novas Metodologias para a C&T na interação Academia-Empresa; Empreendedorismo Acadêmico e Gestão de Conflitos de Interesses; Parcerias institucionais para a Inovação; Políticas Públicas de CT&I; Relacionamento Empresa-ICT; Uso Estratégico da Prospecção Tecnológico-Patentária para a criação de Negócios Sustentáveis; Estratégias de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual e as Novas Tecnologias. Também contou com Workshops, Painel sobre a pesquisa FORTEC de Inovação, Oficina de Pós-Doutorado e Egressos da Rede PROFNIT, Sessões do Conte-me algo que não sei do Ecossistema de Inovação, Egressos do PROFNIT e Casos de Sucesso dos Núcleos de Inovação Tecnológicas das ICTs.

Na sessão internacional, o painel conjunto FORTEC-OMPI abordou a Internacionalização da Transferência de Tecnologia em associação com Hub de Tecnologia. Os eventos inovaram com as sessões de Pitch Invertido (Empresa-Governo-Sociedade), uma vez que as instituições tiveram a oportunidade de apresentar as suas demandas para um público qualificado de potenciais parceiros em soluções das respectivas demandas, com sessões e espaços exclusivos para realizarem o networking denominado Matchmaking.

As apresentações dos trabalhos foram realizadas em sessões temáticas específicas e foram eleitos pelas Coordenações das respectivas sessões os melhores trabalhos realizados, que receberam premiações pelo mérito do conteúdo apresentado. Também foram selecionados pela Comissão Científica dos eventos os melhores artigos apresentados para serem publicados nesta edição especial da Revista Cadernos de Prospecção.

Esta edição especial da Revista Cadernos de Prospecção, v. 16, n. 4, maio de 2023, conta
com 29 artigos de 90 autores afiliados a 37 Instituições de 15 Estados das cinco regiões do país.

Aos leitores e às leitoras, esperamos trazer uma vasta reflexão sobre as principais temáticas que envolvem a Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia por meio dos conteúdos que estão contemplados especialmente nesta edição para que possam modelar e implementar soluções inovadoras com perspectivas de mudança de paradigma social, econômico e ambiental em uma escala local/regional e nacional, pois o Brasil necessita de mudanças estruturantes na área estratégica de Ciência, Tecnologia & Inovação em busca de sua autonomia tecnológica.

Excelentes reflexões!!

Olivan da Silva RABÊLO

Professor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Rabêlo, O. da S. (2023). Editorial. Cadernos De Prospecção, 16(4), 937–938. https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.54230