Prospecção Tecnológica e Proposição de Modelo de Gestão de Cadáveres
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50588Palavras-chave:
Cemitério, Necrochorume, Túmulo.Resumo
Este estudo tem objetivo de realizar prospecção tecnológica em torno dos modelos de gestão de cadáveres. Na busca de patentes, recorreu-se à plataforma do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e ao World Intellectual Property Organization (WIPO). Por meio da análise bibliográfica dos métodos existentes, foi possível a identificação das limitações e dos gargalos técnicos, ambientais e culturais de cada processo, dessa observação, foram constatadas as vantagens e as desvantagens de cada um dos métodos. O país que mais produz publicações relacionadas ao tema é o Brasil. Um novo modelo de gestão de cadáveres foi proposto, sendo identificada a pirólise de cadáveres como alternativa com grande potencial.
Downloads
Referências
CAMPOS, A. P. S. Avaliação do potencial de poluição no solo e nas águas subterrâneas decorrente da atividade cemiterial. 2007. 141f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CHHITI, Y.; KEMIHA, M. Thermal Conversion of Biomass, Pyrolysis and Gasification: A Review. The International Journal of Engineering and Science, [s.l.], v. 2, n. 3 p. 75-85, 2013.
FERNANDES, D. A. O Efeito do Necrochorume no Meio Ambiente e sua Imputação Penal. Amazon's Research and Environmental Law, [s.l.], v. 2, n. 1, p.6-27, 2014.
KEMERICH, P. D. C.; UCKER, F. E.; BORBA, W. F. Cemitérios como fonte de contaminação ambiental. Scientific American Brasil, [s.l.], v. 1, p. 78-81, 2012.
KEMERICH, P. D. et al. A questão ambiental envolvendo os cemitérios no Brasil. Rev. Monografias Ambientais, [s.l.], v. 13, n. 4, p. 3.777-3.785, 2014.
McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Nutrição para o desporto e o exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
VASQUES, A. R. Caracterização de adsorventes obtidos por combustão e pirólise de lodo residual e aplicação no tratamento de efluentes têxteis. 2012. 124f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.