Prospecção Tecnológica Voltada para o Agronegócio
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v16i4.50345Palavras-chave:
Agronegócio, Agro 4.0, Prospecção Tecnológica.Resumo
Este trabalho é o resultado de uma prospecção tecnológica em banco de dados de patentes, por meio da plataforma de pesquisa PatSeer Pro. O tema envolve o agronegócio, nos aspectos tecnológicos que estão sendo desenvolvidos e aplicados dentro do contexto do Agro 4.0, sendo as tecnologias de interesse da pesquisa aquelas relacionadas com a Internet das Coisas, Inteligência Artificial, big data e aprendizado de máquina. A pesquisa compreendeu uma busca por documentos patentários de ambas as naturezas, a saber: patentes de invenção e modelos de utilidade, sendo a busca definida por palavras-chave e filtro temporal, que, ao final, retornou 591 documentos, os quais compõem um portfólio único e que foi analisado graficamente, trazendo os principais aspectos tecnológicos dentro do campo pesquisado. Do resultado da prospecção tecnológica, é possível identificar que a Índia (IN) vem se destacando no desenvolvimento das tecnologias que se relacionam às palavras-chave utilizadas, obtendo atualmente elevada taxa de crescimento nos depósitos de patentes, inclusive superando a China (CN), maior depositante dentro do campo tecnológico pesquisado. Ademais, dentro do escopo do Agro 4.0, a principal tecnologia em que os depositantes mais buscam por proteção patentária relaciona-se com o Big Data Agrícola.
Downloads
Referências
BARBIERI, José Carlos. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Brasília, DF: FGV Editora, 2003.
DE ABRANTES, Antônio Carlos Souza. Introdução ao sistema de patentes: aspectos técnicos, institucionais e econômicos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Trajetória da Agricultura Brasileira: uma viagem ao passado para pensar no futuro. 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira. Acesso em: 14 jul. 2022.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira, Brasília, DF, 2018. 212p. il. color. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/10180/9543845/Vis%C3%A3o+2030+-+o+ futuro+da+agricultura+brasileira/2a9a0f27-0ead-991a-8cbf-af8e89d62829?version=1.1. Acesso em: 6 mar. 2022.
ESPACENET. Patent search. 2022. Disponível em: https://worldwide.espacenet.com/. Acesso em: 17 jul. 2022.
FORBES. O que é a Agricultura 4.0? Por Erich Mafra em 4 de maio de 2022. Disponível em: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/05/o-que-e-a-agricultura-4-0/. Acesso em: 15 jun. 2022.
GAMA CERQUEIRA, João da. Tratado da Propriedade Industrial: da propriedade industrial e do objeto dos direitos. Atualizado por: Newton Silveira e Denis B. Barbosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. v. 1.
INVENÇÃO. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2021. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/invenção/. Acesso em: 4 jun. 2022.
MASSRUHÁ, Silvia Maria Fonseca Silveira; LEITE, M. A de A. Agro 4.0-rumo à agricultura digital. In: MAGNONI JÚNIOR, L. et al. (org.). Embrapa Informática Agropecuária –Artigo em anais de congresso (ALICE): JC na Escola Ciência, Tecnologia e Sociedade, mobilizar o conhecimento para alimentar o Brasil. 2. ed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017. p. 28-34.
PATSEER PRO. Gridlogics. 2022. Disponível em: https://patseer.com/pt/. Acesso em: 8 mar. 2022.
PENA, Rodolfo F. Alves. “O que é Agronegócio?” Brasil Escola. 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-agronegocio.htm. Acesso em: 6 mar. 2022.
WEG. O que é a indústria 4.0 no Brasil? 2022. Disponível em: https://www.weg.net/institutional/BR/pt/solutions/digital-solutions?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaing=search-industria4. Acesso em: 12 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.