Caracterização e Análise de Pedido de Registro de Marca de uma Iniciativa Constituída nas Redes Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.49281

Palavras-chave:

Propriedade Industrial, Registro de Marcas, Empreendedorismo.

Resumo

No Brasil, apesar de as marcas serem a modalidade de propriedade industrial mais utilizada, o percentual de insucesso dos pedidos de registro é expressivo. Este estudo visa a proporcionar maior familiaridade sobre a formalização de pedidos no órgão competente, o INPI, e desmistificar questões sobre o processo marcário a partir do estudo de caso do @somoauditores, iniciativa constituída nas redes sociais. Para tanto, utilizou-se uma abordagem descritiva, qualitativa e aplicada para caracterizar e analisar os principais passos até o protocolo do pedido, no intuito de reforçar orientações e esclarecimentos essenciais, de evidenciar dificuldades e de compartilhar aprendizados. Em conclusão, constatou-se que o processo marcário é longo, pode ser dispendioso e complexo face o conhecimento necessário, mas pode ser feito sem necessidade de intermediário, sendo primordial estudar, entender e consultar constantemente a legislação e as orientações e regulamentos expedidos pelo INPI e acompanhar o trâmite de forma apropriada após o depósito do pedido.

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Biografia do Autor

Wendel Fialho de Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém , PA, Brasil

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. 2022. PROFNIT/IFPA.

Fabio Pacheco Estumano da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutorado (Genética e Biologia Molecular)

Luis André Luz Barbas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil

Doutor em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande em 2015.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Abreu, W. F. de, Silva, F. P. E. da ., & Barbas, L. A. L. . (2023). Caracterização e Análise de Pedido de Registro de Marca de uma Iniciativa Constituída nas Redes Sociais. Cadernos De Prospecção, 16(3), 570–589. https://doi.org/10.9771/cp.v16i3.49281

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento