Mapeamento Bibliométrico e Patentométrico de Áreas Relacionadas à Economia Verde: Mundo e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.46232Palavras-chave:
Economia Verde, Análise Bibliométrica, Patentes.Resumo
O termo “Economia Verde” é utilizado em áreas acadêmicas e políticas, sendo redefinido de diversas maneiras e situações. Utilizando da maleabilidade do termo, este artigo objetiva mapear o estado da arte e tecnológico sobre o termo e suas vertentes, em panorama global, brasileiro e no estado de Mato Grosso – Brasil. É um estudo bibliométrico e patentométrico, com base na Scopus e Orbit, e analisado no VOSviewer. Identificou-se que a China é líder mundial em publicações e patentes. Brasil e Mato Grosso seguem a tendência mundial como maior área de trabalhos publicados, com destaque para as áreas de ciências agrárias e biológicas, sendo Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade do Estado de Mato Grosso as instituições com maior número de publicações. Quanto às depositantes de patentes, Syngenta, Arkema, Boeing, Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Campinas se destacam.
Downloads
Referências
BELMONTE-UREÑA, L. J. et al. Circular economy, degrowth and green growth as pathways for research on sustainable development goals: A global analysis and future agenda. Ecological Economics, [s.l.], v. 185, 2021.
D'AMATO, D. et al. Green, circular, bio economy: A comparative analysis of sustainability avenues. Journal of Cleaner Production, [s.l.], v. 168, p. 716-734, 2017.
LOREK, S.; SPANGENBERG, J. H. Sustainable consumption within a sustainable economy – beyond green growth and green economies; Journal of Cleaner Production, [s.l.], v. 63, p. 33-44, 2014. ISSN 0959-6526.
MERINO-SAUM, A. et al. Unpacking the Green Economy concept: A quantitative analysis of 140 definitions. Journal of Cleaner Production, [s.l.], v. 242, 2020.
RUGGERIO, C. A. Sustainability and sustainable development: A review of principles and definitions. Science of The Total Environment, [s.l.], p. 147481, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.