Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.44979

Resumo

A discussão teórico-prática de temas capazes de evoluir os Sistemas Regionais e Nacionais de Inovação torna-se cada vez mais urgente e necessária para que os países avancem na transformação da sua capacidade científica e tecnológica com impactos positivos para a sociedade e a economia.

A realidade da pandemia ocasionada pela Covid-19 reforçou não somente para o Brasil, mas para todo o planeta Terra a importância de os países manterem seus esforços científicos de forma estruturada e contínua. Além disso, essa crise sanitária mundial mostrou de maneira inconteste como é relevante a consolidação de um ambiente propício para a inovação e a promoção de uma maior independência tecnológica.

A interface das competências entre os agentes que formam os sistemas de inovação é elemento preponderante para o Brasil avançar. Nesse sentido, é fundamental promover alianças estratégicas e estruturação de arranjos de gestão capazes de incrementar o uso do capital intelectual, das tecnologias e da infraestrutura de pesquisa do Brasil.

O sucesso das edições anteriores da Cadernos de Prospecção recebe agora um novo volume, fortalecendo o seu compromisso na difusão do conhecimento. Os diversos artigos desta edição abordam de forma multidisciplinar temas como biotecnologia, economia circular, inteligência artificial, segurança pública, blockchain e modelos voltados para impulsionar resultados de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia.

A Edição congrega o trabalho de 78 autores, de 25 Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) de todas as regiões do país, sendo 13 Estados e o Distrito Federal. Além de autores do Brasil, ressalta-se que há ainda trabalhos de pesquisadores de Portugal.

Desejo a todos uma excelente leitura e um ótimo aprendizado!

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Corrêa Crepalde Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

 
  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9363598462592939
  • ID Lattes: 9363598462592939
  • Última atualização do currículo em 03/06/2021

 

Possui Doutorado em Inovação Tecnológica (2020), Mestrado em Direito Internacional Público (2010), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Atua como Coordenadora Executiva da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG. Tem experiência na área de Inovação Tecnológica, nos seguintes temas: marco legal para ciência, tecnologia e inovação, propriedade intelectual, gestão de Núcleo de Inovação Tecnológica, parceria universidade-empresa, contratos de transferência de tecnologia, acordos de parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,DI), ambientes promotores de inovação, dentre outros. É docente colaboradora do Mestrado Profissional em Inovação da UFMG e Diretora Técnica do FORTEC- Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia ( gestão 2021-2022). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2021-07-01

Como Citar

Medeiros, J. C. C. (2021). Editorial. Cadernos De Prospecção, 14(3), 677. https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.44979

Edição

Seção

Editorial