Produção de Açaí em Terra Firme: prospectando demandas a partir de conteúdos exibidos no YouTube

Autores

  • Giselle Cristina Pinheiro Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1699-0865
  • Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1661-7609

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.43749

Palavras-chave:

Euterpe oleracea, Embrapa, Cultivar.

Resumo

O presente artigo analisa dados exibidos no YouTube relacionados a vídeos sobre o plantio de açaí em terra firme. A temática escolhida considerou a importância da produção de açaí (Euterpe oleracea Mart.) para o estado do Pará, o papel da Embrapa na geração de tecnologias que atendam às demandas da sociedade, considerando a cultivar de açaí, e o interesse do público pelo conteúdo exibido na plataforma. Os dados foram coletados no Youtube, a partir da palavra-chave “plantio de açaí” para classificação e análise quantitativa dos vídeos com maior número de visualizações e de likes. Os principais resultados indicam que aqueles que despertam maior engajamento do público abordam os seguintes assuntos: plantio de açaí, produção de mudas, irrigação, açaí consorciado e rentabilidade. Portanto, conclui-se que a prospecção de demandas a partir de vídeos exibidos no YouTube pode gerar novas oportunidade para o desenvolvimento de conteúdos, soluções tecnológicas, negócios e estratégias de comunicação.

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Biografia do Autor

Giselle Cristina Pinheiro Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - Profnit

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, PA, Brasil

Diretora de extensão e relações interinstitucionais - PROEX
Professora do mestrado profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Professora do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e transferência de Tecnologia

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Publicado

2022-10-01

Como Citar

Aragão, G. C. P., & Ribeiro, S. da C. A. (2022). Produção de Açaí em Terra Firme: prospectando demandas a partir de conteúdos exibidos no YouTube. Cadernos De Prospecção, 15(4), 1369–1382. https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.43749

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos