Ecoinovações na Indústria da Construção Civil: um olhar para o Estado de Mato Grosso, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.43099

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Construções Sustentáveis, Edifícios Verdes.

Resumo

A Indústria da Construção Civil (ICC) tem buscado alternativas sustentáveis para seus processos e produtos, com enfoque no desenvolvimento de mecanismos mais limpos que minimizem o impacto ambiental. Objetiva-se neste trabalho identificar lacunas nas políticas públicas relacionadas ao setor da ICC que dificultam o desenvolvimento de ecoinovações. A metodologia apoiou-se na busca patentária para identificar os tipos de ecoinovações da ICC, bem como no levantamento de políticas públicas relacionadas que, analisadas conjuntamente, permitiram realizar uma leitura do desenvolvimento verde do setor. Os resultados apontam o baixo número de registro de patentes verdes, bem como a incipiência de políticas que incentivem a produção e o desenvolvimento verde no setor. A partir das constatações, são apontadas perspectivas para o processo de transformação da ICC, direcionadas ao setor das edificações, evidenciando a importância de desenvolvimento de ações sistêmicas envolvendo os agentes da cadeia construtiva, do poder público e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1994), mestrado em Educação, linha Educação e Meio Ambiente (2000), pelo Instituto de Educação e doutorado em Física Ambiental, linha Conforto Ambiental, pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia / UFMT, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/ FAET/UFMT, Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental (GPTAA), membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Tecnologia (GPDAT) e do LACIS - Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade, do(a) Universidade de Brasília. Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2012 a 2014. Possui interesse pela área de inovação, sustentabilidade e resiliência do ambiente construído.

Ivan Julio Apolonio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre pela Faculdade de Engenharia Civil, área de concentração Estruturas, Universidade Estadual de Campinas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, tendo atuado como docente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Integra como colaborador o curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). É líder do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Tecnologia (GPDAT). Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Arquitetura/ Engenharia Civil e interesse na área de tecnologia do ambiente construído, com enfoque na sustentabilidade, voltados ao desempenho termoenergético das edificações e desenvolvimento de materiais, produtos e processos construtivos inovadores.

 

Olivan da Silva Rabelo, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Graduado em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é professor ADJUNTO III na Universidade Federal de Mato Grosso-FAeCC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - Campus de Cuiabá-MT, Curso: Administração de Empresas e professor Permanente e Membro do Colegiado no Curso de Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFMT - Cuiabá-MT - Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação e Ecoinovação, Planejamento Estratégico e Finanças, Produção Industrial. Líder de Grupo de Pesquisa e Pesquisador :Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Ecoinovação (GPITEC) . Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela UNEB, linha de pesquisa: Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional. Possui MBA em Gestão Ambiental (FACCEBA/2005) Especialização em Controladoria e Finanças Empresarial ( Universidade Federal de Lavras-MG). Doutor em Economia Aplicada pelo PIMES/UFPE. Professor de Administração Financeira e Orçamentária, Elaboração e Análise de Projetos, Administração de Vendas, Sistemas de Informações em Marketing, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Orçamento Empresarial e Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa e Administração da Produção, Materiais e Logística. Experiência docente em GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO. Consultor Empresarial com foco em Análise de Projetos de Investimentos ( econômico-financeiro) cadastrado pelo Banco do Nordeste do Brasil - BNB ; Consultor credenciado pelo SEBRAE-BA. Orientador de trabalhos científico em nível de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente desenvolve pesquisa em projetos sobre impactos da Inovação e Ecoinovação em Organizações. Diretor do Escritório de Inovação Tecnológica da UFMT (Portaria nº1.340/2012, Publicado no DOU Nº 249, em 27/12/12) no período de 2012 a 2014, reconduzido ao cargo em 2016 até a atualidade. Coordenador das Especializações: Gestão Pública (EaD) pelo Programa Nacional em Formação de Administração Pública (PNAP) - Universidade Aberta do Brasil - UFMT e Gestão Financeira e Estratégia Organizacional - UFMT.

Hellyda Sacal de Queiróz, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 2017.

Referências

AL-MANSOUR, A. et al. Green concrete: By-products utilization and advanced approaches. Sustainability, [s.l.], v. 11, n. 19, p. 5.145, 2019.

ANDERSEN, M. M.; FOXON, T. J. The greening of innovation systems for eco-innovation – towards an evolutionary climate mitigation policy. In: DRUID SUMMER CONFERENCE, 2009, Copenhagen. Anais […]. Copenhagen: Copenhagen Business School, 2009. p. 1-35.

AUTODESK. An IDC InfoBrief Report Digital. Transformation: The Future of Connected Construction, 2020. Disponível em: http://constructioncloud.autodesk.com/rs/572-JSV-775/images/Autodesk-IDC-Digital%20Transformation_The-Future-of-Connected-Construction.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Resolução n. 175, de 5 de novembro de 2016. [2016a]. Disciplina o exame prioritário de pedidos de “Patente Verde”. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/arquivos-dirpa/Resoluon1752016_Patentesverdes_21112016julio_docx.pdf. Acesso em: 9 jan. 2021.

BRASIL. Lei n. 13.249, de 13 de janeiro de 2016. Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2016 a 2019. [2016b]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13249.htm. Acesso em: 28 nov. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.196, de 21 de novembro de 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm. Acesso em: 9 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria de Planejamento e investimento estratégico. Plano Plurianual 2016–2019. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa/arquivos/ppas-anteriores/ppa-2016-2019. Acesso em: 9 jan. 2021.

BRASIL. Guia Prático da Lei do Bem: roteiro e atualização do guia da Lei do Bem. Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, 2020.

BRIBIÁN, I.; CAPILLA, A. V.; USÓN, A. A. Life cycle assessment of building materials: Comparative analysis of energy and environmental impacts and evaluation of the eco-efficiency improvement potential. Building and Environment, [s.l.], v. 4, n. 5, p. 1.133-1.153, 2011.

CÂMARA CHINESA DE COMÉRCIO DO BRASIL. Saiba como nos últimos 20 anos o PIB chinês cresceu uma média superior a 7% ao ano. [2021]. Disponível em: https://www.camarachinesa.com.br/noticia/63/saiba-como-nos-uacuteltimos-20-anos-o-pib-chinecircs-cresceu-uma-meacutedia-superior-a-7-ao-ano. Acesso em: 12 maio 2022.

CAJAVILCA, E. S.; DO REGO, D. G.; SANTOS, A. S. Reaproveitamento de materiais para a construção civil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 7, n. 2, p. 130-134, 2014.

CBIC – CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. PIB Brasil e Construção Civil. 2020. (Banco de dados). Disponível em: http://www.cbicdados.com.br/menu/pib-e-investimento/pib-brasil-e-construcao-civil. Acesso em: 9 jan. 2021.

CBCS – CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas Subsídios para a Promoção da Construção Civil Sustentável. 2014. Disponível em: http://www.cbcs.org.br/_5dotSystem/userFiles/MMA-Pnuma/Aspectos%20da%20Construcao%20Sustentavel%20no%20Brasil%20e%20Promocao%20de%20Politicas%20Publicas.pdf. Acesso em: 28 nov. 2021.

CHEN, C. et al. Environmental Impact of Cement Production: detail of the different processes and cement plant variability evaluation. J. Clean. Prod., [s.l.], v. 18, n. 5, p. 478-485, 2010.

CUIABÁ. Lei Complementar n. 231. Cuiabá: Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, 2011. 198p.

DE ARAÚJO, T. G.; UCHÔA, S. B. Mapeamento tecnológico do concreto dosado em central sob enfoque dos pedidos de patentes e análise de mercado. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 5, n. 3, p. 121-131, 2012.

DE ARAÚJO, V. R. B. S. et al. Estudo de prospecção do concreto verde. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 6, n. 2, p. 106-114, 2013a.

DE ARAÚJO, T. G. L. et al. Análise das tendências da aplicação da robótica e automação na indústria da construção brasileira. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 6, n. 2, p. 219-228, 2013b.

DE SOUZA, D. F.; RABÊLO, O. S. Ecoinovação: uma análise através das patentes verdes no Brasil. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 15., 2015, São Paulo. Anais […]. São Paulo: USP, 2015. p. 1-12.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. São Paulo: Bookman Editora, 2015.

GARCIA, J. C. R. Transmissão de tecnologia: análise de conceito. Data Grama Zero, [s.l.], v. 2, n. 2, 2001.

HAZARIKA, N.; ZHANG, X. Factors that drive and sustain eco-innovation in the construction industry: The case of Hong Kong. J. Clean. Prod., [s.l.], v. 20, n. 238, p. 117816-117831, 2019.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mt/panorama. Acesso em: 9 jan. 2021.

IEA – INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Organization for Economic Co-operation and Development. Atlas of Energy. 2014. Disponível em: http://energyatlas.iea.org/#!/tellmap/-1118783123/0. Acesso em: 9 jan. 2021.

KÖNNÖLÄ, T.; CARRILLO-HERMOSILLA, J.; GONZALEZ, P. R. Dashboard of ecoinnovation. In: DIME INTERNATIONAL CONFERENCE, 4., 2008, Bordeaux, Anais [...]. Bordeaux, University Montesquieu Bordeaux, 2008, p. 1-27.

MATO GROSSO. Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos da Seplag. Contas Regionais: Produto Interno Bruto de Mato Grosso em 2017. 2018. Disponível em: http://www.mt.gov.br/web/seplan/-/13285483-economia-de-mato-grosso-tem-a-maior-taxa-de-crescimento-no-pais. Acesso em: 9 jan. 2021.

MATO GROSSO. COP 21. 2015. Disponível em: http://www.mt.gov.br/documents/21013/135265/Apresenta%C3%A7%C3%A3o+Estrat%C3%A9gia+MT+na+COP+21/5c4e363b-84e1-4cfa-88dd-aad5fb6000c7. Acesso em: 9 jan. 2021.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral. Mato Grosso: macro-objetivos, metas globais, eixos estratégicos e linhas estruturantes. Cuiabá: Central de Texto, 2012.

MATO GROSSO. Lei n. 7819, de 9 de dezembro de 2002. Dispõe sobre a educação profissional, institui o Fundo de Educação Profissional, cria a Superintendência de Educação Profissional e os Centros Públicos de Formação Profissional – CENFORS, na estrutura da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Educação Superior, e dá outras providências. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/mt/lei-ordinaria-n-7819-2002-mato-grosso-cria-o-centro-estadual-de-educacao-profissional-e-tecnologica-de-mato-grosso-ceprotec-mt-e-da-outras-providencias. Acesso em: 28 nov. 2021.

MATO GROSSO. Lei n. 7.958, de 25 de setembro de 2003. Define o Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso, cria fundos e dá outras providências. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/mt/lei-ordinaria-n-7958-2003-mato-grosso-define-o-plano-de-desenvolvimento-de-mato-grosso-cria-fundos-e-da-outras-providencias-2005-12-14-versao-consolidada. Acesso em: 28 nov. 2021.

MEIRA, G. R. et al. Comportamento de concreto armado com adição de resíduos de tijolo cerâmico moído frente à corrosão por cloretos. Ambient. Constr., [s.l.], v. 14, n. 4, p. 33-52, 2014.

OLIVEIRA, V. C. et al. Estratégias para a minimização da emissão de CO2 de concretos. Ambient. Constr., [s.l.], v. 14, n. 4, p. 167-181, 2014.

ORBIT INTELIGENCE. [Ferramenta de busca de bases de dados-Internet]. ©Questel; 2022. Disponível em: www.orbit.com. Acesso em: 12 maio 2022.

PAIM, F. G.; DE ALMEIDA, M. R. Estudo prospectivo sobre a utilização da impressora 3D na área da construção civil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 30, n. 11, p. 463-474, 2018.

PASSUELLO, A. C. et al. Aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida na análise de impactos ambientais de materiais de construção inovadores: estudo de caso da pegada de carbono de clínqueres alternativos. Ambient. Constr., [s.l.], v. 14, n. 4, p. 7-20, 2014.

PHILIPP, R.; BURDETT, R.; GONÇALVES, J. C. S. Buildings: investing in energy and resource efficiency. London: London School of Economics and Political Science, 2011.

REID, A.; MIEDZINSKI, M. Eco-Innovation, Final Report for Sectoral Innovation Watch. Brussels: Technopolis Group, 2008.

RENNINGS, K. Redefining Innovation - Eco-innovation Research and the Contribution from Ecological Economics, Ecological Economics, [s.l.], v. 32, p. 319-322, 2000.

SANTIS, B. C.; ROSSIGNOLO, J. A. Avaliação da influência de agregados leves de argila calcinada no desempenho de concretos estruturais. Ambient. Constr., [s.l.], v. 14, n. 4, p. 21-32, 2014.

SANTOS JÚNIOR, J. E. dos; SANTOS, V. M. dos; SOUZA COELHO, I. J. de. Roadmap Tecnológico para Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento da Cura do Concreto. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 28, n. 4, p. 980-996, 2019.

SOUSA, I. A.; SOARES, M. J. N. Reflexões legais sobre impactos ambientais na construção civil. Semioses: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade, [s.l.], v. 12, n. 4, 2018.

TEIXEIRA, F. dos S.; TEIXEIRA, P. dos S.; ROCHA, C. A. M. da. Estudo Prospectivo Sobre Inteligência Artificial Aplicado ao Setor da Construção Civil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 4, p. 1.134-1.146, 2020.

UCHÔA, S. B. et al. A. Prospecção tecnológica: painéis de vedação utilizando concreto leve e materiais reciclados. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 8, n. 4, p. 780-790, 2015.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Classificação Internacional de Patentes (CIP). [2022]. Disponível em: https://ipcpub.wipo.int/?notion=scheme&version=20220101&symbol=E04B&menulang=en&lang=en&viewmode=f&fipcpc=no&showdeleted=yes&indexes=no&headings=yes&notes=yes&direction=o2n&initial=A&cwid=none&tree=yes&searchmode=smart&id=0.0011177379420530542. Acesso em: 11 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Durante, L. C., Callejas, I. J. A., Rabelo, O. da S., & Queiróz, H. S. de. (2022). Ecoinovações na Indústria da Construção Civil: um olhar para o Estado de Mato Grosso, Brasil. Cadernos De Prospecção, 15(4), 1276–1290. https://doi.org/10.9771/cp.v15i4.43099

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos