Panorama da Propriedade Intelectual no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.38777Palavras-chave:
Gestão, Inovação, Propriedade Industrial.Resumo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o maior complexo de educação profissional da América Latina. O presente estudo tem como objetivo procurar identificar como os Departamentos Regionais (DR) realizam a apropriação dos produtos desenvolvidos, identificando quais apresentam uma política de gestão da inovação e comparando com os ativos de propriedade intelectual protegidos por cada DR, referentes ao depósito de patentes nos escritórios do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Também foram listados dados quantitativos a partir de uma pesquisa survey, na qual informações foram obtidas de 10 DRs dos 27 existentes. Observou-se que os DRs que apresentaram maior número de depósitos de patentes também apresentam um setor específico para tratar de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. É importante ressaltar a necessidade de tratamento específico do assunto dentro da estrutura do Senai, de forma a garantir a proteção das criações geradas.
Downloads
Referências
BARSH, Joanna; CAPOZZI, Marla M.; DAVIDSON, Jonathan. Leadership and innovation. [S.l.: s.n.], 2008. 11p.
BRASIL. Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Brasília, DF: Senado Federal, 2011.
CARNEIRO, Monica de Castro Mariano. Solicitação – Dados de projetos de Inovação – SENAI AL. Destinatário: Leyla Carolyne da Silva Santos. 19 de agosto de 2019. 1 mensagem eletrônica.
CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Agenda Internacional da Indústria. Brasília, DF: CNI, 2019. 88p.: il.
CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Mobilização Empresarial pela Inovação: ações e resultados 2013. Brasília, DF: CNI, 2013.
CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Revista Indústria Brasileira. Ano 2, n. 17, novembro de 2017.
GALDINO, E.; VILHA, A. M. A contribuição dos institutos SENAI de inovação no ambiente de inovação empresarial: um estudo de caso dos institutos do estado de São Paulo. International Journal of Professional Business Review, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 1-13, 2019. DOI: 10.26668/businessreview/2019.v4i1.108.
INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO. Soluções Ágeis e Inovadoras para as necessidades da Indústria. 2019. Disponível em: http://institutos.senai.br/. Acesso em: 14 abr. 2020.
INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA. Soluções tecnológicas para criar novos processos e produtos. 2020. Disponível em: http://institutostecnologia.senai.br/. Acesso em: 14 abr. 2020.
LOIOLA, Elisabeth; MASCARENHAS, Tatiane. Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual: um Estudo sobre as Práticas da Braskem S.A. RAC, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, art. 3, pp. 42-63, jan.-fev. 2013.
MCTIC – MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÕES. Política de propriedade intelectual das instituições científicas, tecnológicas e de inovação do brasil. Brasília, DF: MCTIC, 2019. 64p.
PINTO, Fábio Lopes. Estruturação de um núcleo de tecnologia e propriedade Industrial na companhia siderúrgica nacional: estudo de caso. 2016. 229 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação) – Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Coordenação de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa, Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Rio de Janeiro, 2016.
QUINTELLA, Cristina M.; PAIXÃO, Ana Eleonora Almeida. Capacite: exemplos de inovação tecnológica. São Cristóvão: editora UFS, 2013. 240p.
ROSAS, A. R.; FROEHNER, J.; SBRAGIA, R. O valor da proteção intelectual das inovações sob a perspectiva do empreendedor: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31, 2007. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2007.
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Relatório anual SESI-SENAI-IEL 2018. Brasília, DF: SESI/DN, 2019. 82p.: il.
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. SENAI 4.0: Página inicial. [2020]. Disponível em: https://senai40.com.br/. Acesso em: 14 jun. 2020.
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL/DN. Guia de implantação desafio de projetos integradores. Brasília, DF: Senai, 2019. 27p.
SILVA, Luciano Pereira da. Formação profissional no Brasil: o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. História, [Franca], v. 29, n. 1, 2010. 24p.
SOUZA NETO, P. P.; CAVALCANTI, J. C. Análise do Modelo de Gestão da Inovação Enxuta. Revista Gestão.Org, [s.l.], v. 14, Edição Especial, p. 277-287, 2016.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 5. ed. São Paulo: Artmed, 2015.
WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. What is Intellectual Property? Genebra, Suíça: WIPO, 2004. 25p.
ZACKIEWICZ, M. et al. Estudos prospectivos e a organização de sistemas de inovação no Brasil. São Paulo em Perspectiva, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 115-121, jan.-mar. 2005.
ZEN, Aurora Carneiro et al. Rota da Inovação: uma Proposta de Metodologia de Gestão da Inovação. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 875-892, nov.-dez. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.