Panorama da Propriedade Intelectual no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.38777

Palavras-chave:

Gestão, Inovação, Propriedade Industrial.

Resumo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o maior complexo de educação profissional da América Latina. O presente estudo tem como objetivo procurar identificar como os Departamentos Regionais (DR) realizam a apropriação dos produtos desenvolvidos, identificando quais apresentam uma política de gestão da inovação e comparando com os ativos de propriedade intelectual protegidos por cada DR, referentes ao depósito de patentes nos escritórios do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Também foram listados dados quantitativos a partir de uma pesquisa survey, na qual informações foram obtidas de 10 DRs dos 27 existentes. Observou-se que os DRs que apresentaram maior número de depósitos de patentes também apresentam um setor específico para tratar de propriedade intelectual e transferência de tecnologia. É importante ressaltar a necessidade de tratamento específico do assunto dentro da estrutura do Senai, de forma a garantir a proteção das criações geradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leyla Carolyne da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Silvia Beatriz Beger Uchoa, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984) ; mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFAL. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI de 2010 a janeiro de 2016. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, propriedades do concreto, durabilidade de estruturas de concreto armado e patologias de fachadas de edificios. Foi vice-coordenadora do FORTEC Regional NE de abril de 2010 a abril de 2012. Atualmente integra o Conselho Fiscal do FORTEC e é suplente no Conselho Fiscal da ANPROTEC

Tatiane Luciano Balliano, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Tatiane Balliano possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL (2005), mestrado em Química e Biotecnologia, área de concentração Físico-química (cristalografia de raios X) pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e doutorado em Física Aplicada (Biomolecular) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunto IV na Universidade Federal de Alagoas no Instituto de Química e Biotecnologia e tem experiência em Cristalografia de Raios X (pequenas e macromoléculas e materiais policristalinos), Química de Produtos Naturais, desenvolvimento de produtos e materiais para aplicação em saúde humana e veterinária. Na área de gestão em ciência, tecnologia e inovação, desenvolve atividades ligadas à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo inovador. É orientadora do quadro permanente de PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Engenharia Química - PPGEQ/UFAL.

Referências

BARSH, Joanna; CAPOZZI, Marla M.; DAVIDSON, Jonathan. Leadership and innovation. [S.l.: s.n.], 2008. 11p.

BRASIL. Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Brasília, DF: Senado Federal, 2011.

CARNEIRO, Monica de Castro Mariano. Solicitação – Dados de projetos de Inovação – SENAI AL. Destinatário: Leyla Carolyne da Silva Santos. 19 de agosto de 2019. 1 mensagem eletrônica.

CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Agenda Internacional da Indústria. Brasília, DF: CNI, 2019. 88p.: il.

CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Mobilização Empresarial pela Inovação: ações e resultados 2013. Brasília, DF: CNI, 2013.

CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Revista Indústria Brasileira. Ano 2, n. 17, novembro de 2017.

GALDINO, E.; VILHA, A. M. A contribuição dos institutos SENAI de inovação no ambiente de inovação empresarial: um estudo de caso dos institutos do estado de São Paulo. International Journal of Professional Business Review, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 1-13, 2019. DOI: 10.26668/businessreview/2019.v4i1.108.

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO. Soluções Ágeis e Inovadoras para as necessidades da Indústria. 2019. Disponível em: http://institutos.senai.br/. Acesso em: 14 abr. 2020.

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA. Soluções tecnológicas para criar novos processos e produtos. 2020. Disponível em: http://institutostecnologia.senai.br/. Acesso em: 14 abr. 2020.

LOIOLA, Elisabeth; MASCARENHAS, Tatiane. Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual: um Estudo sobre as Práticas da Braskem S.A. RAC, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, art. 3, pp. 42-63, jan.-fev. 2013.

MCTIC – MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E COMUNICAÇÕES. Política de propriedade intelectual das instituições científicas, tecnológicas e de inovação do brasil. Brasília, DF: MCTIC, 2019. 64p.

PINTO, Fábio Lopes. Estruturação de um núcleo de tecnologia e propriedade Industrial na companhia siderúrgica nacional: estudo de caso. 2016. 229 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação) – Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Coordenação de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa, Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Rio de Janeiro, 2016.

QUINTELLA, Cristina M.; PAIXÃO, Ana Eleonora Almeida. Capacite: exemplos de inovação tecnológica. São Cristóvão: editora UFS, 2013. 240p.

ROSAS, A. R.; FROEHNER, J.; SBRAGIA, R. O valor da proteção intelectual das inovações sob a perspectiva do empreendedor: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31, 2007. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2007.

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Relatório anual SESI-SENAI-IEL 2018. Brasília, DF: SESI/DN, 2019. 82p.: il.

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. SENAI 4.0: Página inicial. [2020]. Disponível em: https://senai40.com.br/. Acesso em: 14 jun. 2020.

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL/DN. Guia de implantação desafio de projetos integradores. Brasília, DF: Senai, 2019. 27p.

SILVA, Luciano Pereira da. Formação profissional no Brasil: o papel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. História, [Franca], v. 29, n. 1, 2010. 24p.

SOUZA NETO, P. P.; CAVALCANTI, J. C. Análise do Modelo de Gestão da Inovação Enxuta. Revista Gestão.Org, [s.l.], v. 14, Edição Especial, p. 277-287, 2016.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da inovação. 5. ed. São Paulo: Artmed, 2015.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. What is Intellectual Property? Genebra, Suíça: WIPO, 2004. 25p.

ZACKIEWICZ, M. et al. Estudos prospectivos e a organização de sistemas de inovação no Brasil. São Paulo em Perspectiva, [s.l.], v. 19, n. 1, p. 115-121, jan.-mar. 2005.

ZEN, Aurora Carneiro et al. Rota da Inovação: uma Proposta de Metodologia de Gestão da Inovação. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 875-892, nov.-dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Santos, L. C. da S., Uchoa, S. B. B., & Balliano, T. L. (2021). Panorama da Propriedade Intelectual no Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial . Cadernos De Prospecção, 14(4), 1067–1082. https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.38777

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento