Avanços Tecnológicos no Ensino de Odontologia: mapeamento de patentes sobre o uso de simuladores

Autores

  • Marcello Carvalho dos Reis Meteora
  • Maria Elisa Marciano Martinez Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI http://orcid.org/0000-0002-8010-869X
  • Victor José Timbó Gondim Médico Otorrinolaringologista nos Hospitais Israelita Albert Einsten e Samaritano com fellowship em Otoneurologia na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e professor no Centro Universitário Christus - Unichristus http://orcid.org/0000-0001-9356-7329
  • Islla Ribeiro Pinheiro Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0001-9184-3393
  • Auzuir Ripardo de Alexandria Instituto Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-6134-5366

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.36896

Palavras-chave:

Documentos Patentários, Modelos Educacionais, Modelos Anatômicos.

Resumo

Este artigo realizou um mapeamento patentário sobre a educação em odontologia, que se utiliza principalmente de simuladores, uma vez que se sabe que a excelência do aprendizado depende do desenvolvimento de habilidades técnicas e motoras de modo prático e que uma das utilidades do mapeamento patentário tecnológico da atividade é obter a evolução tecnológica de um determinado assunto, neste caso: o uso de simuladores em odontologia. A evolução temporal dos documentos patentários apresentou três picos (em 1997; de 2001 a 2003; e de 2007 a 2011). No entanto, foi possível destacar o modelo de simulador de articuladores com 45 documentos patentários, representando 38% dos documentos relevantes. Destes, 10 documentos encontram-se no pico entre 2007 e 2011. Acredita-se que a partir desse mapeamento, é possível subsidiar estratégias de inovação tecnológica e auxiliar na promoção de pesquisas e de desenvolvimentos focados na melhoria da qualidade da educação em odontologia.

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Biografia do Autor

Marcello Carvalho dos Reis, Meteora

Mestre em Metrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2018.

http://lattes.cnpq.br/2607778393179184

Maria Elisa Marciano Martinez, Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI

Mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo em 2000.

Victor José Timbó Gondim, Médico Otorrinolaringologista nos Hospitais Israelita Albert Einsten e Samaritano com fellowship em Otoneurologia na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e professor no Centro Universitário Christus - Unichristus

Mestre profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação em Saúde pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) em 2019.

Islla Ribeiro Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará em 2011.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Reis, M. C. dos, Martinez, M. E. M., Gondim, V. J. T., Pinheiro, I. R., & Alexandria, A. R. de. (2021). Avanços Tecnológicos no Ensino de Odontologia: mapeamento de patentes sobre o uso de simuladores. Cadernos De Prospecção, 14(4), 1159–1173. https://doi.org/10.9771/cp.v14i3.36896

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos