Avanços Tecnológicos no Ensino de Odontologia: mapeamento de patentes sobre o uso de simuladores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.36896

Palavras-chave:

Documentos Patentários, Modelos Educacionais, Modelos Anatômicos.

Resumo

Este artigo realizou um mapeamento patentário sobre a educação em odontologia, que se utiliza principalmente de simuladores, uma vez que se sabe que a excelência do aprendizado depende do desenvolvimento de habilidades técnicas e motoras de modo prático e que uma das utilidades do mapeamento patentário tecnológico da atividade é obter a evolução tecnológica de um determinado assunto, neste caso: o uso de simuladores em odontologia. A evolução temporal dos documentos patentários apresentou três picos (em 1997; de 2001 a 2003; e de 2007 a 2011). No entanto, foi possível destacar o modelo de simulador de articuladores com 45 documentos patentários, representando 38% dos documentos relevantes. Destes, 10 documentos encontram-se no pico entre 2007 e 2011. Acredita-se que a partir desse mapeamento, é possível subsidiar estratégias de inovação tecnológica e auxiliar na promoção de pesquisas e de desenvolvimentos focados na melhoria da qualidade da educação em odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Carvalho dos Reis, Meteora, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Metrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2018.

http://lattes.cnpq.br/2607778393179184

Maria Elisa Marciano Martinez, Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo em 2000.

Victor José Timbó Gondim, Hospital Israelita Albert Einstein

Mestre profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação em Saúde pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) em 2019.

Islla Ribeiro Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.

Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará em 2011.

Referências

AEBERSOLD, M. The History of Simulation and Its Impact on the Future. AACN Advanced Critical Care, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 56-61, 2016. DOI: https://doi.org/10.4037/aacnacc2016436.

ALLEN, J. G. et al. Airplane pilot flight performance on 21 maneuvers in a flight simulator under varying carbon dioxide concentrations. Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology, [s.l.], v. 29, p. 457-468, 2019. DOI: https://doi.org/10.1038/s41370-018-0055-8.

CORRÊA, C. G.; NUNES, F. L. S.; BEZERRA, A. Implementação de interação em sistemas virtuais para simulação de exames de biópsia. In: XXVIII CONGRESSO DA SBC, Belém do Pará, 12-18 jul. 2008. Anais [...]. Belém do Pará, Brasil, p. 91-100. Disponível em: http://www2.sbc.org.br/csbc2008/pdf/arq0185.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

EVANS, C. The Effectiveness of M-Learning in the Form of Podcast Revision Lectures in Higher Education. Computers & Education, [s.l.], v. 50, n. 2, 491-498, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2007.09.016.

FORNAZIERO, C. C.; GIL, C. R. R. Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana. Revista Brasileira de Educação Médica, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 141-146, 2003. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/biologia_artigos/1anatomia_ntecno.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

GALLO NETTO, C. Alunos Aprendem em Simulador Dentário Virtual. Jornal da Unicamp – edição web. 25 out. 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/10/25/alunos-aprendem-em-simulador-dentario-virtual. Acesso em: 23 mar. 2020.

HOHMANN, E. et al. Proficiency-Based Training Using Simulator-Based Tools Could be Validated for Certification of Surgical Procedural Proficiency. Arthroscopy: The Journal of Arthroscopic & Related Surgery, [s.l.], v. 35, n. 12, p. 3.167-3.170, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.arthro.2019.09.020.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. IPC. [2020a]. Disponível em: http://ipc.inpi.gov.br/classifications/ipc/ipcpub/?notion=scheme&version=20200101&symbol=none&menulang=pt&lang=pt&viewmode=f&fipcpc=no&showdeleted=yes&indexes=no&headings=yes&notes=yes&direction=o2n&initial=A&cwid=none&tree=no&searchmode=smart. Acesso em: 23 mar. 2020.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Busca de Patentes. [2020b]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/informacao/busca-de-patentes. Acesso em: 23 mar. 2020.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Manual de Patentes. [2020c]. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/arquivos/manual-para-o-depositante-de-patentes.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

JAVIA, L.; DEUTSCH, E. S. A Systematic Review of Simulators in Otolaryngology. Otolaryngology–Head and Neck Surgery, [s.l.], v. 147, n. 6, p. 999-1.011, 2012. DOI: https://doi.org/ 10.1177/0194599812462007.

KOVÁCSOVÁ, N. et al. Emergency braking at intersections: A motion-base motorcycle simulator study. Applied Ergonomics, [s.l.], v. 82, p. 102970, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2019.102970.

MAIA, C. A. D. M. et al. A imaginologia no ensino odontológico. Revista da ABENO, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 33, 2012. Disponível em: http://www.abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/revista-abeno-2012-1.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

MALIHA, S. G. et al. Haptic, Physical, and Web-Based Simulators: Are They Underused in Maxillofacial Surgery Training? Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, [s.l.], v. 76, n. 11, p. 2424.e1-2424.e11, 2018. DOI: https://doi.org/ 10.1016/j.joms.2018.06.177.

MERCADO, L. P. L. Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática. Maceió, AL: EdUFAL, 2002.

MONTES, M. A. A.; SOUZA, C. T. V. Estratégia de Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana para Acadêmicos de Medicina. Ciências Cognição, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 2-12, 2010. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/325/226. Acesso em: 23 mar. 2020.

MOYSÉS, S. T.; KRIGER, L.; MOYSÉS, S. J. Saúde Bucal das Famílias: Trabalhando com Evidências. Cadernos de Saúde Pública, [s.l.], v. 24, n. 11, p. 2725-2726, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008001100032.

OCDE – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. OCDE Handbook on Economic Globalisation Indicators. [S.l.]: OECD, 2005.

OCDE – ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. OECD Patent Statistics Manual. 2009. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264056442-en.pdf?expires=1584987209&id=id&accname=guest&checksum=77F1F3762BE06556719596CE3F9C9B34. Acesso em: 23 mar. 2020.

PORTER, A. L. Forecasting and Management of Technology. Wiley Series in Engineering and Technology Management, [s.l.], p. 306-307, 1991.

RHIENMORA, P. et al. A Virtual Reality Simulator for Teaching and Evaluating Dental Procedures. Methods of Information in Medicine, [s.l.], v. 49, n. 04, p. 396-405, 2010. DOI: http://dx.doi.org/ 10.3414/ME9310.

RIEDERER, B. M. Body donations today and tomorrow: What is best practice and why? Clinical Anatomy, [s.l.], v. 29, n. 1, p. 11-18, 2016. DOI: https://doi.org/10.1002/ca.22641.

RODRIGUES, M. A. F. Aplicações de novas tecnologias de computação para simulação e treinamento de procedimentos cirúrgicos. In: Proceedings of the XXIX SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH 2002), Florianópolis, 2002. Anais […]. Florianópolis, 2002.

SUZUKI, S. Introduction to Patent Map Analysis. Japan Patent Office: Asia-Pacific Industrial Property Center. 2011. Disponível em: https://www.jpo.go.jp/e/news/kokusai/developing/training/textbook/document/index/Introduction_to_Patent_Map_Analysis2011.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

WANG, D.; LI, T.; ZHANG, Y. Survey on multisensory feedback virtual reality dental training systems. European Journal of Dental Education, [s.l.], v. 20, n. 4, p. 248-260, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/eje.12173.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. International Patent Classification (IPC). [2020a]. Disponível em: https://www.wipo.int/classifications/ipc/en/preface.html. Acesso em: 23 mar. 2020.

WIPO – WORLD INTELLECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. The Paris Convention. [2020b]. Disponível em: https://www.wipo.int/treaties/en/ip/paris. Acesso em: 23 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Reis, M. C. dos, Martinez, M. E. M., Gondim, V. J. T., Pinheiro, I. R., & Alexandria, A. R. de. (2021). Avanços Tecnológicos no Ensino de Odontologia: mapeamento de patentes sobre o uso de simuladores. Cadernos De Prospecção, 14(4), 1159–1173. https://doi.org/10.9771/cp.v14i4.36896

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos