Prospecção Geoeconômica e do Grau de Inovação do APL Eletrometalomecânico de Luzerna – SC: estudo exploratório para a estratégia da inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.35896

Palavras-chave:

Desenvolvimento Territorial, Sistemas Locais de Inovação, Grau de Inovação.

Resumo

Este artigo analisa a balança comercial geoeconômica de Luzerna – SC, município com elevadíssima concentração industrial no setor Eletrometalomecânico que se destaca pelo maior número de Startups/habitante do Brasil, além do melhor IDEB Escolas Municipais de Santa Catarina. A pesquisa é exploratória e documental sobre registros do Executivo Municipal e acesso a dados secundários da SECEX e outras fontes, compondo banco de dados com informações longitudinais do comércio exterior do município e dados transversais de alta profundidade sobre produção/consumo industrial relativos a uma amostra de indústrias locais. O principal resultado é um modelo comparativo da balança comercial geoeconômica, com o grau de inovação e os territórios de destino e origem dos produtos comercializados pelo APL de Luzerna. Conclui-se pela excepcionalidade da economia de Luzerna, dado o elevado valor agregado dos produtos exportados, sua complexidade e o conhecimento embarcado, e propõem-se diretrizes para a Estratégia da Inovação do território.

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Biografia do Autor

Illyushin Zaak Saraiva, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Unicentro-PR em 2020. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Especialista em Educação Empreendora.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2461926498376384

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Camilo Freddy Mendoza Morejon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFRJ em 2003. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

 

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Saraiva, I. Z. ., & Morejon, C. F. M. (2022). Prospecção Geoeconômica e do Grau de Inovação do APL Eletrometalomecânico de Luzerna – SC: estudo exploratório para a estratégia da inovação. Cadernos De Prospecção, 15(3), 738–757. https://doi.org/10.9771/cp.v15i3.35896

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento