Estudos Prospectivos e Melhoramento Genético do Coqueiro: levantamento histórico de forças de mercado, aspectos sociopolíticos, econômicos, tecnológicos e stakeholders envolvidos na cadeia de valor do coco

Autores

  • Neiza Cristina Santos Batista Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Secretaria de Inovação e Negócios, Brasília, DF, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8214-0132
  • Maria Geovania Lima Manos Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Aracaju, SE, Brasil http://orcid.org/0000-0002-1566-8308
  • Deise Maria de Oliveira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Aracaju, SE, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5360-8317

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v14i1.33806

Palavras-chave:

Melhoramento genético do coco, Cocoicultura, Prospecção de Demandas.

Resumo

Entendendo que o momento atual exige uma Ciência que dialogue com os atores que, junto com ela, formam a rede de inovação, os estudos prospectivos assumem papel fundamental junto às organizações de PD&I no processo de tomada de decisões estratégicas. Considerando que tais estudos têm como propósito entender as diversas forças do mercado, este artigo propõe-se a apresentar um levantamento histórico sobre os estudos prospectivos relacionados à cultura do coqueiro. Partindo dos registros de quatro estudos prospectivos realizados por equipes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Tabuleiros Costeiros, em momentos históricos diferentes (1987, 1996, 2014, 2017/2018), é apresentada uma contextualização histórica das demandas identificadas por tais estudos, especialmente no que se refere à área de melhoramento genético. Com isso, espera-se sistematizar um histórico importante para a pesquisa agropecuária brasileira e contribuir com reflexões sobre a importância do diálogo entre a Ciência e as Cadeias de Valor, para, assim, colaborar com ações que atendam efetivamente às demandas da sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiza Cristina Santos Batista, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Secretaria de Inovação e Negócios, Brasília, DF, Brasil

Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Psicologia Social (Organizações e Ação Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), especialização em Gestão Pública pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA (2010) e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atua como Analista em Desenvolvimento Humano e Social da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias que integra a Área de Transferência de Tecnologias. Na Embrapa atuou na área de Gestão de Pessoas coordenando os processos de Educação Corporativa, de Estágio e Complementação Educacional e Programas Institucionais como: Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; Programa de Preparação para Aposentadoria (Re-Conhecer); Programa de Qualidade de Vida no Trabalho; Programa de Apoio a Empregad@s com problemas com álcool e outras drogas (Programa Saber Viver). Hoje desenvolve ações ligadas à Prospecção e Avaliação de Soluções Tecnológicas, coordenando Estudos de Adoção e participando de Projetos de Pesquisa.Tem experiência também em processos de intermediação de mão-de-obra e preparação para o mercado de trabalho; treinamentos organizacionais; trabalhos com lideranças dos Movimentos Sem Terra e Sem Teto e, docência, pesquisa e extensão junto aos cursos de graduação em Psicologia, Administração de Empresas, Contabilidade, Pedagogia, Serviço Social e Pós-Graduação em Comunicação Popular e Comunitária. Sua carreira tem focado a Psicologia Social & Cotidiano, sob a perspectiva crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho; relações de gênero, raça e idade; ruralidades e questão agrária; inovação.

Maria Geovania Lima Manos, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Aracaju, SE, Brasil

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com ênfase em Análise de Políticas Públicas. É bacharel em Ciências Econômicas, possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e especialização em Gestão e Análise de Negócios pela Universidade Federal de Sergipe. Atua no setor de Avaliação e Prospecção de Tecnologias, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência nas áreas de Desenvolvimento Regional e Análise de Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas: adoção de tecnologias na agricultura familiar (inclusive estudos de consumo e aceitabilidade), avaliação de impactos socioeconômicos de tecnologias agrícolas inseridas nos sistemas de produção, análise de cadeias produtivas de tecnologias agrícolas, desenvolvimento territorial rural, políticas públicas para o sistema agroalimentar, política pública de segurança e soberania alimentar e nutricional, mapeamento de controvérsias sociotécnicas e metodologias de análise de dados qualitativos com o software webQDA.

Deise Maria de Oliveira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias, Aracaju, SE, Brasil

Possui mestrado em Ciências Florestais (2008) e graduação em Engenharia Florestal (2003) ambos pela Universidade de Brasília. Atualmente é analista A - Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE), lotada no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias - SPAT, onde coordena o Processo de Análise Ex Ante de Projetos de Pesquisa e atua na prospecção de demandas tecnológicas, no monitoramento de adoção tecnologias, na avaliação de Impacto e análise socioeconômica e ambiental de tecnologias.

Referências

ALEXANDRE, A. F. A dinâmica da sociedade de risco segundo Antony Giddens e Ulrich Beck. Geosul, Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 150-167, jul.-dez. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/viewFile/14312/13154. Acesso em: 10 set. 2020.

ARAGÃO, W. M. et al. Seleção de cultivares de coqueiro para diferentes ecossistemas do Brasil. In: QUEIROZ M. A. de; GOEDERT C. O.; RAMOS, S. R. R. (ed.). Recursos genéticos e melhoramento de plantas para o nordeste brasileiro. Petrolina: Embrapa/CPATSA, 1999. pp. 709-735.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jan.-mar. 2000. Disponível em: http://www.projetovidanocampo.com.br/agroecologia/agroecologia_e_desesenvolvimento.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

CASTRO, A. M. G. de et al. (ed.). Cadeias produtivas e sistemas naturais: prospecção tecnológica. Brasília, DF: Embrapa-SPI/Embrapa-DPD, 1998.

CASTRO, A. M. G. de; COBBE, R. V.; GOEDERT, W. J. (ed.). Prospecção de demandas tecnológicas: manual metodológico para o SNPA. Brasília, DF: Embrapa-DPD, 1995.

COELHO, G. M. Prospecção Tecnológica: metodologias e experiências nacionais e internacionais – nota técnica 14. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Tecnologia, 2003. Projeto CTPETRO.

COSTA, E. F. N. Melhoramento genético do coqueiro visando a sustentabilidade e competitividade da cocoicultura brasileira: Chamada 13/2012 – Arranjos de projetos (Carta-Consulta). Aracaju, SE: Embrapa, 2014. Documento Interno.

EMBRAPA. Programa Nacional de Pesquisa de Coco – CNPC. Aracaju, SE: Embrapa, 1987.

EMBRAPA. VI Plano Diretor da Embrapa: 2014-2034. Brasília, DF: Embrapa, 2015.

EMBRAPA. A unidade: organograma. Embrapa Cocais, São Luís, MA, 2009?. Disponível em: https://www.embrapa.br/cocais/organograma. Acesso em: 27 out. 2018.

GALVÃO, D. M. de O.; ALMEIDA, M. R. M. de; OYOLA, A. M. V. Prospecção de demandas no Simpósio da Cultura do Coqueiro: Nota Técnica 001/2014 SPAT/CPATC (Documento Interno). Aracaju, SE: Embrapa, 2014.

GIDDENS, A. Risco, confiança, reflexividade. In: BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2012. p. 118-125.

KEPNER, C. H.; TREGOE, B. B. O administrador racional. São Paulo: Atlas, 1981.

LAMOTHE, N. Melhoramento do Coqueiro: missão realizada pelo Sr. de Nuce de Lamothe nas plantações da Embrapa (Brasil) do 23 de março ao 18 de abril de 1983. Documento n. 1825 bis: março de 1984. Mimeografado.

MACHADO, A. Construção histórica do melhoramento genético de plantas: do convencional ao participativo. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 9, n. 1, abr. 2014. ISSN 1980-9735. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/15278. Acesso em: 10 abr. 2020.

MANOS, M.G.L. SILVA, B.G. de J. Estudo Prospectivo de Mercado e Identificação de Tendências da Agroindústria na Comercialização de Produtos e Subprodutos do Coqueiro (Relatório parcial não publicado). Aracaju, SE: 2018.

PAIXÃO, H. et al. Modernidade e reflexividade: uma leitura da obra de Anthony Giddens. Revista de Iniciação Científica da FFC, Marília, v. 4, n. 1, 2004. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/73/75. Acesso em: 21 ago. 2019.

PEIXOTO, M. Extensão rural no Brasil: uma abordagem histórica da legislação. Textos para Discussão 48. Brasília, DF: Consultoria Legislativa do Senado Federal: centro de estudos, 2008. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-48-extensao-rural-no-brasil-uma-abordagem-historica-da-legislacao. Acesso em: 27 out. 2018.

RODRIGUES, R. et al. “Drivers” de mudanças no sistema agroalimentar brasileiro. Parcerias Estratégicas, Brasília, v. 17, n. 34, p. 7-44, jan.-jun. 2012. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/670. Acesso em: 21 ago. 2019.

TAVARES, E. D.; MOTA, D. M. da; FERREIRA, J. M. S. Identificação de demandas para a cultura do coqueiro. Pesquisa em Andamento, Aracaju, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Tabuleiros Costeiros, n. 35, p. 1-4, abril, 1998.

TEIXEIRA, L. P. Prospecção tecnológica: importância, métodos e experiências da Embrapa Cerrados. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Batista, N. C. S., Manos, M. G. L., & Oliveira, D. M. de. (2021). Estudos Prospectivos e Melhoramento Genético do Coqueiro: levantamento histórico de forças de mercado, aspectos sociopolíticos, econômicos, tecnológicos e stakeholders envolvidos na cadeia de valor do coco. Cadernos De Prospecção, 14(1), 125. https://doi.org/10.9771/cp.v14i1.33806

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos