O Cenário Profissional e os Conhecimentos acerca da Propriedade Intelectual, da Transferência Tecnológica e da Inovação de Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.33067

Palavras-chave:

Amazônia. Propriedade Intelectual. Transferência Tecnológica.

Resumo

O Estado do Amazonas e os demais estados da Região Norte compõem a única região brasileira que não transferiu tecnologia formalmente nos anos de 2013 a 2016, mediante contratos de propriedade intelectual, pelas vias de instituições de ciência e tecnologia (ICTs), nela localizadas. No cenário amazonense, os profissionais que atuam nas ICTs estão aptos ao exercício da transferência tecnológica, pertinente à propriedade intelectual e à inovação? Este artigo propõe identificar a realidade fática do cenário profissional e os conhecimentos acerca da propriedade intelectual, transferência tecnológica e inovação. Para tal, utilizar-se-á de pesquisa de opinião obtida por meio de questionário com profissionais das empresas e ICTs da cidade de Manaus. O resultado apresenta que o cenário profissional possui base para lidar com a questão da propriedade intelectual e transferência tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Desirée Emelly Gomes Nascimento, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PROFNIT/FORTEC na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Possui especialização em MBA em Gestão de Projetos, graduação em Engenharia Química, ambos pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Foi assessora técnica da Agência de Inovação da UEA AGIN, atuante na área de Planejamento, Gestão, Qualidade, Controle e Execução de projetos desenvolvidos na AGIN, P&D, além de articular com as empresas do PIM, de 2013 a 2018. Atualmente, é integrante voluntária da equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNASUS Amazônia e bolsista da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM

Acursio Ypiranga Benevides Junior, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil; Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil; Centro Universitário do Norte, Manaus, AM, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT/FORTEC na Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Design na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Na área jurídica, possui pós-graduação em Direito Público, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) (2018), e é bacharel em Direito (2016), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Na área de projetos, possui pós-graduação em Design e Mercado, pelo Instituto de Educação Superior do Amazonas (IESA/Devry Brasil/Faculdade Martha Falcão) (2012), e é bacharel em Design (2010), pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é docente universitário no Centro Universitário do Norte - UNINORTE

Daniela Azevedo da Silva, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT /FORTEC na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Norte (2011) e Processamento de Dados pela Universidade Federal do Pará (2003). Pós-graduação lato sensu em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação (2017) pelo Centro Universitário do SENAC e em Tecnologias Educacionais (2006) pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é Especialista em Projetos no SIDIA Instituto de Ciência e Tecnologia, atuando na área de gestão de projetos e propriedade intelectual.

Érika Santos Gomes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil; Instituto Federal do Amazonas, Presidente Figueiredo, AM, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PROFNIT/FORTEC na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Possui especialização em MBA em Gestão de Projetos pela Uninorte,  graduação em  Administração de Empresas pela  Universidade Federal do Amazonas-UFAM, atuou na supervisão de planejamento e controle de matereias da empresa LG Eletronics, atuou como bolsista de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico Amazônico ( DCTA ), atuou também como bolsista no  projeto de transferência de tecnologia no programa PRÓ-RURAL/FAPEAM, atuou como coordenadora da Ayty incubadora de empresa do IFAM campus Presidente Figueiredo. Atualmente é professora efetiva do IFAM campus Presidente Figueiredo no curso técnico de administração.

Rosa Maria Nascimento dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Entre maio de 2005 e julho de 2006 realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no programa de pós-graduação em Meteorologia Agrícola, Depto. de Engenharia Agrícola, na Universidade Federal de Viçosa. E entre 2007 e 2008, trabalhou como coordenadora de projeto DCR, no INPA/LBA. Atualmente é professora do Curso de Meteorologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e desenvolve projetos de pesquisa em parceria com o INPA, UFAM, INPE, CTA, dentre outros. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia e Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Camada Limite Atmosférica (parte experimental e modelagem), interação biosfera-atmosfera e modelagem de sistemas agroflorestais, e Clima.

 

Raimundo Correa de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Graduação em Engenharia Elétrica Industrial pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas e Coordenador institucional do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Trasnferência de Tecnologia para a Inovação-PROFNIT/UEA.

Referências

BRASIL. Constituição Federal da República de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 18 ago. 2019.

BRASIL. Decreto-Lei n. 288, de 28 de fevereiro de 1967. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0288.htm. Acesso em: 18 ago. 2019.

BRASIL. Lei n. 8.387, de 30 de dezembro de 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8387.htm. Acesso em: 17 fev. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 42, de 19 de dezembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc42.htm#art3. Acesso em: 18 ago. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 83, de 5 de agosto de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc83.htm. Acesso em: 18 ago. 2019.

CALEIRO, João Pedro. As 20 cidades com as maiores economias do Brasil. Revista Exame, on-line, ed. de abril de 2017. Disponível em: https://exame.abril.com.br/economia/as-20-cidades-com-as-maiores-economias-do-brasil/. Acesso em: 14 jan. 2019.

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. DA. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO – CNGDP, 2011. Anais [...]. São Paulo, v. 8, n. 1.998, p. 1-12, 2011.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Área Territorial Brasileira. [2017]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/default_territ_area.shtm. Acesso em: 5 jun. 2017.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Área Territorial Brasileira. [2018]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/industria/9296-pesquisa-industrial-mensal-producao-fisica-regional.html?edicao=23556&t=destaques. Acesso em: 14 jan. 2019.

INPI – INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL; CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INSDÚSTRIA. A caminho da inovação: proteção e negócios com bens de propriedade intelectual: guia para o empresário. Brasília, DF: IEL, 2010.

JORNAL EM TEMPO. Seminário aponta necessidade de nova estratégia para defesa da ZFM. [2019]. Disponível em: https://d.emtempo.com.br/economia/134410/seminario-aponta-necessidade-de-nova-estrategia-para-defesa-da-zfm. Acesso em: 14 jan. 2019.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, T. E. I. Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. Relatório FORMICT 2013. Brasília, DF: Ministério da Ciência, 2014.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, T. E. I. Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. Relatório FORMICT 2014. Brasília, DF: Ministério da Ciência, 2015.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, I. E. C. Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. Relatório FORMICT 2015. Brasília, DF: Ministério da Ciência, Tecnologia, 2016.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, I. E. C. Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Brasil. Relatório FORMICT 2016. Brasília, DF: Ministério da Ciência, Tecnologia, 2017. p. 56.

OECD – ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMEN/ EUROSTAT. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, The Measurement of Scientific, Technological and Innovation Activities, OECD Publishing, Paris/Eurostat, Luxembourg. [2018]. Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264304604-en. Acesso em: 14 jan. 2019.

SAMPAIO, F. M.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Nascimento, D. E. G., Benevides Junior, A. Y., Silva, D. A. da, Gomes, Érika S., Santos, R. M. N. dos, & Oliveira, R. C. de. (2020). O Cenário Profissional e os Conhecimentos acerca da Propriedade Intelectual, da Transferência Tecnológica e da Inovação de Manaus/AM. Cadernos De Prospecção, 13(5), 1291. https://doi.org/10.9771/cp.v13i5.33067

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento