Estudo Prospectivo da Tecnologia Intitulada “Barra com Esferas Virtuais e Sua Aplicação em Testes de Desempenho de Máquinas de Medir por Coordenadas”
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i4.30594Palavras-chave:
Máquinas de Medir por Coordenadas (MMC), Braço articulado, Calibração, Mensuração, Avaliação, Metrologia.Resumo
O presente artigo realizou a prospecção tecnológica da tecnologia que foi protegida, intitulada “barra com esferas virtuais e sua aplicação em testes de desempenho de máquinas de medir por coordenadas”, de titularidade da Fundação Universidade de Brasília. A análise buscou avaliar o potencial mercadológico da tecnologia em nível mundial, com buscas tanto em bases internacionais de patentes como em artigos. O país que mais depositou patentes foi a Rússia, em virtude de sua corrida espacial e de seus esforços militares. Quanto aos depositantes, percebeu-se uma maior concentração de empresas em detrimento de universidades e centros tecnológicos. Todavia, a quantidade de artigos publicados é muito mais significativa do que a de depósitos de patentes, inferindo-se que o tema abordado desperta mais interesse da academia do que da indústria. Por fim, constatou-se que a tecnologia se encontra obsoleta em relação a outras já comercializadas. Portanto, um contrato de transferência de tecnologia por meio de know how pode ser mais plausível e economicamente mais viável.
Downloads
Referências
BORGES, Fabiane Morais. Na busca da cultura espacial. 2013. 207f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica – Estudos da Subjetividade). Pontífica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.
CAVACO, Marco Antônio Martins. Metrologia: Parte 2. [2002]. Disponível em: http://www.ifomep.org.br/ava/cursos/aperfeicoamento/controle_dimensional/apoio1.pdf. Acesso em: 27 abr. 2018.
FRAZÃO, João Nuno Fernandes. A regulação da atividade espacial: a questão emergente da responsabilidade civil no transporte turístico aeroespacial. 2015. 95f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2015.
MELO, J. dos S. et al. Utilização de ferramentas de inteligência competitiva para delinear estratégias de posicionamento de mercado de equipamentos eletromédicos de monitoramento. Cader. Prospec., Salvador, v. 11, Edição Especial, p. 211-224, abr-jun 2018. [DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23019].
PIRATELLI–FILHO, Antônio. Barra com esferas virtuais e sua aplicação em testes de desempenho de máquinas de medir por coordenadas. Int. Cl: G01B 21/20. BRn. PI0803145-2 A2. 02. Mar. 2010.
QUINTELLA, C. M. et.al. Prospecção Tecnológica como uma Ferramenta Aplicada em Ciência e Tecnologia para se Chegar à Inovação. Rev. Virtual Quim., São Paulo, v. 3, n. 5, p. 406-415, 2011.
SOUSA, André Roberto. Importância de formação metrológica avançada na área de medição por coordenadas na indústria. [2008]. Disponível em: http://www.forma3d.com.br/downloads/Importancia%20da%20formacao%20de%20metrologistas.pdf. Acesso em: 17 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.