Análise do Programa Agentes Locais de Inovação no Processo de Inovação das Micro e Pequenas Empresas do Setor de Comércio Varejista do Estado de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i2.27326Palavras-chave:
Política Pública de Inovação, SEBRAE, Programa ALI.Resumo
O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) objetiva ajudar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na melhoria de ações voltadas para inovação, seguindo as indicações do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), que atua em acordo com a política pública de inovação voltada a promover o crescimento econômico das empresas atendidas. O objetivo do estudo foi analisar como o Programa ALI está favorecendo o avanço de ações de inovação de MPEs do setor de comércio varejista de vestuário, na Região Metropolitana de Recife, no ciclo 2015–2017. O estudo possui abordagem quantitativa e finalidade descritiva, e coleta estruturada e longitudinal. O questionário é o instrumento aplicado pelo Programa ALI e se fundamenta na ferramenta Radar de Inovação. Os resultados indicam que o objetivo do Programa ALI foi alcançado, pois as MPEs estão saindo da posição de desenvolvedoras de inovação, indo para a posição das que inovam sistematicamente.
Downloads
Referências
ANDREASSI, T. Gestão da inovação tecnológica. São Paulo: Thomson Learning, 2007. (Coleção Debates em Administração).
BACHMANN, D. L.; DESTEFANI, J. H. Metodologia para estimar o grau das inovações nas MPE. Curitiba: [s.n.], 2008.
BES, F. T.; KOTLER, P. A bíblia da inovação: princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo: Lua de Papel, 2011.
CARVALHO, G. D. G. et al. Radar da inovação como ferramenta para o alcance de vantagem competitiva para micro e pequenas empresas. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 162–186, 2015.
CARVALHO, M. M. Inovação: estratégias e comunidades de conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.
CAVALCANTI FILHO, A. M.; OLIVEIRA, M. R. G.; CAVALCANTI, A. M. Análise do desempenho em inovação das micro e pequenas empresas de TIC em Pernambuco. Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v. 3, n. 2, p. 41–56, 2012.
FARAH, M. F. S. Policy analysis at the municipal level of government. In: VAITSMAN, J.; RIBEIRO, J. M.; LOBATO, L. Policy analysis in Brazil. Bristol: University of Bristol, 2013.
FIGUEIREDO, P. N. Gestão da inovação: conceitos, métricas e experiências de empresas no Brasil. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
HAIR, J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produto Interno Bruto. Brasília, DF: IBGE, 2017.
KON, A. Nova economia política dos serviços. São Paulo: CNPQ, 2015.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA(IPEA). ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Condições para inovação no Brasil: uma revisão das principais questões e desafios políticos. Papel de suporte para o Workshop de Inovação para o Crescimento da Produtividade no Brasil. Brasília, DF: IPEA, 2015.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. Rio de Janeiro: FINEP, 2007.
PAREDES, B. J. B.; SANTANA, G. A.; FELL, A. F. A. Um estudo de aplicação do radar da inovação: o grau de inovação organizacional em uma empresa de pequeno porte do setor metal-mecânico. Navus - Revista de Gestão e Tecnologia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 76–88, 2014.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RUA, M. G. As políticas públicas e a juventude dos anos 90. In: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. COMISSÃO NACIONAL DE POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. vol. 2. Brasília, DF: CNPD, 1998. p. 731–752.
SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R. C.; ARRONIZ, I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 75–81, 2006.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Gestão da inovação: inovar para competir. Brasília, DF: SEBRAE, 2010.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE); DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Anuário do trabalho na micro e pequena empresa: 2013. 6. ed. Brasília, DF: DIEESE, 2013.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20–45, 2006.
WARWICK, K. Beyond industrial policy: emerging issues and new trends. OECD Science Technology and Industry Policy Papers, n. 2. Paris: OECD, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.