Avaliação Tecnológica de Dispositivo Cicatrizante para Pés Diabéticos com Capacidade de Neoformação Tecidual
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i3.27101Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Palmilha Cicatrizante, Patente.Resumo
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica que atinge aproximadamente 347 milhões de pessoas no mundo, causando, em alguns casos, ulcerações nos pés que podem causar amputação dos membros. Com o intuito de oferecer uma opção eficaz de tratamento para essas ulcerações, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) depositou a patente PI 1103690-7 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (2011). A patente traz a invenção da “Palmilha Cicatrizante para Pés Diabéticos”, que, a partir da tecnologia de laser de baixa frequência (LLLT), trata as feridas causadas pela Diabetes Mellitus. Dessa forma, este artigo analisou a qualificação tecnológica dessa invenção e a viabilidade de inserção da tecnologia no mercado. Foram identificados os principais pontos fortes, as fraquezas e as ameaças acerca da tecnologia e foram traçados possíveis caminhos para se buscar o aumento da maturidade da tecnologia e as chances de colocá-la no mercado.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 10.973 de 2 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de janeiro de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 30 maio 2018.
BRASIL. Manual do pé diabético: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2016.
BRASIL. Portal da Transparência. [Base de dados – Internet]. Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. [2018]. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/>. Acesso em jul. 2018.
GARNICA, Leonardo Augusto; TORKOMIAN, Ana Lúcia Vitale. Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gest. Prod., São Carlos, v. 16, n. 4, p. 624-638, out.-dez. 2009.
INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Patentes: História e Futuro. Curitiba, PR: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, 2001.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação – relatório mundial. Brasília, DF: Organização Mundial da Saúde, 2003.
PATENTSCOPE. [Base de dados – Internet]. [2018]. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int>. Acesso em: 1º jun. 2018.
QUESTEL ORBIT INTELLIGENCE. [Base de dados – Internet]. [2018]. Disponível em: <https://www.orbit.com/>. Acesso em: 1º jun. 2018.
QUINTELLA, C. M. A revista cadernos de prospecção e os níveis de maturidade de tecnologias (TRL). Cadernos de Prospecção, Fortaleza, v. 10, n. 1. 2017.
REIS, M. C. Sistema Indutor de Neoformação Tecidual para Pé Diabético com Circuito Emissor de Luz de LEDs e Utilização do Látex Natural. 2013. 163 p. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
ROCHA, A. F.; REIS, M. C.; ROSA, S. S. R. F. Palmilha Cicatrizante Para Pés Diabéticos: Depósito PI 1103690-7. [S.l.]: INPI, 2011.
ROSA, R. S. Diabetes mellitus: magnitude das hospitalizações na rede pública do Brasil, 1999-2001. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 17, n. 2, p. 131-134, 2008.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on noncommunicable diseases. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.