Estudo Prospectivo para Avaliação de Tecnologias de Reatores Químicos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v12i3.27034Palavras-chave:
Prospecção Tecnológica, Patentes, Reatores Químicos.Resumo
A prospecção tecnológica com base em bancos de patentes consiste em uma forma de se obter uma tendência na qual uma tecnologia pode se desenvolver buscando respostas relevantes para uma possível tomada de decisão em áreas de gerenciamento e negócios. Desta forma, este trabalho teve como foco obter informações contidas em banco de patentes e verificar, no estado da técnica, projeções ou tendência atuais para tecnologias de reatores químicos.Foram realizadas buscas nos principais bancos de patentes gratuitos, utilizando-se para isso uma ferramenta de busca on-line de licença gratuita da tecnologia Octimine®. Os resultados mostram que as engenharias mecânica, química e elétrica apresentam os maiores números de depósitos, sendo as tecnologias de refrigeração e troca térmica, reator nuclear e um método de manufatura de um micro reator com canal de fluxo as tecnologias protegidas de maior representatividade, de maneira que a Europa e, especificamente, a Alemanha é onde mais se depositam patentes.
Downloads
Referências
BASF. Disponível em: <https://www.basf.com/br/pt/company/aboutus/history/1990-2014.html>. Acesso em: 25 fev. 2018.
BAHLMANN, C. Help Octimine, 25 de set. 2017. Disponível em: <https://www.octimine.com/help/>. Acesso em: 25 fev. 2018.
KLEINA, N. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/lg/117567-historia-lg-rainhas-da-coreia-sul.htm>. 13 jun. 2017. Acesso em: 25 fev. 2018.
LONZA Ltd. Dominique Roberge; Norbert Kockmann; Michael Gottsponer; Markus Eyholzer. Method of manufacturing a reactor and set of reactors. EP2429695A1, 12 mai. 2010; 21 mar. 2012.
MAYERHOFF, Z. D. V. Uma Análise Sobre os Estudos de Prospecção Tecnológica. Cadernos de Prospecção, Rio de Janeiro, n. 1, p. 7-9, 2008.
SATURNINO, W. L. S. Prospecção Tecnológica de Reatores Químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, fev. 2018.
SPEZIALI, G. M., SINISTERRA, D. R. Buscas de informações tecnológicas com base em dados de patentes: estudo de caso dos líquidos iônicos no brasil. Quim. Nova, Belo Horizonte, n. 8, p. 1.132-1.138, nov./mar. 2012.
SIEMENS AG. Werner Dipl Ing Meier, Walter Dipl Ing Sauermann. Nuclear reactor element, in particular control. DE4041348A1, 21 dez. 1990; 25 jun. 1992.
VODAFONE PILOTENTWICKLUNG GMBH. Armin Dr. BartschGünter Dr. Hausinger. Reaktor. EP1224967A2, 15 jan. 2002, 24 jul. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos de Prospecção
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.