Blockchain: Prospecção Tecnológica em Bases de Patentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i3.27006

Palavras-chave:

Sistemas de Transação, Propriedade Intelectual, Áreas de Aplicação do Blockchain.

Resumo

O Bitcoin foi a primeira aplicação da tecnologia blockchain, trata-se de um sistema monetário virtual que não necessita de uma autoridade central para emitir moeda, realizar transferência de propriedade e confirmar transações. Segundo a literatura, desde a divulgação do termo blockchain em 2008, percebe-se o aumentado do interesse das pessoas pela tecnologia. Porém, estudos em bases de patentes sobre blockchain não são encontrados facilmente. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise prospectiva das patentes sobre blockchain depositadas no contexto global e nacional até o início de julho de 2018. Para tal, foi utilizado o sistema de base de dados patentários Orbit Intelligence e a palavra-chave “blockchain” nos campos de busca “título”, “resumo” e “reivindicações”. A pesquisa resultou em 1.035 famílias de patentes, sendo que, a partir do ano de 2015, o número de depósitos de famílias de patentes por ano tem aumentado exponencialmente. No Brasil, apenas 12 pedidos de patentes foram depositados, embora nenhum tenha sido depositado prioritariamente no país.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Luiz Lessak, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Possui graduação de Tecnólogo em Sistemas Eletrônicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2013) e, atualmente, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação. Atua como assistente administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e, desde 2009, no Núcleo de Inovação Tecnológica.

Roberto Alexandre Dias, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecatrônica e foi Coordenador do Mestrado Profissional em Mecatrônica no Campus de Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entre os anos de 2013 e 2015. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de comunicação industrial, sistemas distribuídos e sistemas embarcados. Concluiu recentemente estágio pós doutoral no INEP (Instituto de Eletrônica de Potência) do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na área de concentração "Acionamentos elétrico e eletrônica de potência". Seu tema de pesquisa é infraestrutura de comunicações para gerenciamento de sistemas de micro geração distribuída de energia elétrica. A partir de Fevereiro de 2017 assumiu pela segunda vez a coordenação do Mestrado Profissional em Mecatrônica (Gestão 2017/2018) O professor Roberto tem desenvolvido a mais de 12 anos projetos de P&D para a indústria de utilidades (energia elétrica, gás e água), tem como principais parceiros as empresas W2B Comunicações LTDA, IMC Engenharia de Soldagens LTDA, CEBRA LTDA e AQTECH S.A Já desenvolveu projetos de P&D para a concessionária de energia elétrica CELESC S.A.

Irineu Afonso Frey, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul, especialização em Contabilidade Empresarial, mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gerenciamento da Pequena Empresa, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria, controles internos, auditoria interna, responsabilidade social empresarial, Inovação e Trasnferência de Tecnologia. Foi gerente de contabilidade de média empresa industrial e também atuou como auditor independente, sendo auditor-sócio. Foi Coordenador do Núcleo de Transferência de Tecnologia da UFSC até dezembro de 2013. Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFSC (jul/2014 a dez/2015) e Assessor Contábil e Financeiro do Departamento de Inovação da UFSC até maio de 2016. Participa do Grupo de pesquisa em Auditoria e é líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação na UFSC. Coordenador do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia para Inovação - ProfNIT (Ponto Focal Florianópolis). Diretor Administrativo da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual.

Referências

FERREIRA, J.; PINTO, F. G. C.; SANTOS, S. C. Estudo de mapeamento sistemático sobre as tendências e desafios do blockchain. GESTÃO. Org: Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, [S.l.], 2017.

IANSITI, M.; LAKHANI, K. R. The truth about blockchain. Harvard Business Review, [S.l.], v. 95, n. 1, p. 118-127, 2017.

MAYERHOFF, Z. D. V. L. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Cadernos de Prospecção, Salvador, BA, v. 1, n. 1, p. 7-9, 2008.

NAKAMOTO, S. Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system. 2008. Disponível em: <https://bitcoin.org/bitcoin.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2018.

QUESTEL. Orbit Intelligence. 2018. Disponível em: <https://www.questel.com/software/ipbi/orbit-intelligence/>. Acesso em: 8 jul. 2018.

YLI-HUUMO, J. et al. Where is current research on blockchain technology? A systematic review. Plos one, [S.l.], v. 11, n. 10, p. 1-27, 2016.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Lessak, A. L., Dias, R. A., & Frey, I. A. (2018). Blockchain: Prospecção Tecnológica em Bases de Patentes. Cadernos De Prospecção, 11(3), 876. https://doi.org/10.9771/cp.v11i3.27006

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos