MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DO POTENCIAL USO DOS EXTRATOS DE BARBATIMÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23416

Palavras-chave:

Monitoramento tecnológico. Barbatimão. Stryphnodendron adstringens.

Resumo

Os extratos da espécie Fabaceae, Abarema Cochliacarpos, conhecida popularmente como “Barbatimão” possuem princípios ativos cicatrizante, antimicrobiano e antioxidante, que são utilizados como tratamento e cura na medicina alternativa; artigos e patentes reforçam o seu potencial uso. A finalidade deste trabalho é contribuir para análise estratégica da utilização dos extratos de barbatimão, explanar estudos já desenvolvidos e pontuar aspectos de relevância para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A metodologia deste estudo foi uma pesquisa quantitativa através da coleta de dados em bases de pesquisas de artigos e patentes, utilizando-se seis palavras-chaves: Stryphnodendron adstringens, Acacia adstringens, Mimosa virginalis, Barbatimão, Barbadetiman e Abarema Cochliacarpos, e avaliação qualitativa a partir dos resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Monteiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Especialista em Gestão Pública e Graduado em Ciências Contábeis, ambos pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Analista Contábil do Setor de Controladoria do Grupo Carlos Lyra com o foco das atividades na área administrativa de Contabilidade, Custos e Orçamento. Contador Autônomo registrado no Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas com o registro de nº 008231, desempenho atividades complementares de Consultoria Gerencial com ênfase Formação de Preço, Análise de Viabilidade Econômica, Gerenciamento de Custos e Orçamento e Assessoria Contábil.

Roosseliny Pontes Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Roosseliny Pontes Silva; possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas  Especialista em Educação a Distancia.Aperfeiçoamento em Logoterapia e Analise Existencial. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alagoas. Foi coordenadora do Nucleo de Tutoria da CIED-Ufal. no periodo  de 2015 a 2017.

Iara Rose Wanderley, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Iniciação Científica em Biomagnetismo Aplicado à Gastroenterologia - BiomaG, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-UNCISAL, no período de 2011 a 2012. Participação no Projeto: Empreendimentos Solidários e Saúde Mental: promoção e inclusão socioeconômica, vinculado a Uncisal Incubadora Empresarial Tradicional e Tecnológica - UNITEC e Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, atuando como Assessora Técnica no acompanhamento dos Empreendimentos Econômicos Solidários, assessorando no processo de constituição das Associações/Cooperativas e na elaboração do Plano de Negócio Social de cada Empreendimento, durante o período de 2014 à 2016.

Catarina Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Graduada em Administração em Comércio Exterior pela Faculdade de Alagoas - FAL, Pós Graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Mestrado Incompleto em Cooperação e Integração Internacional pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina e mestranda em 2017 do curso Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação UFAL Profnit.

Silvia Beatriz Uchoa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984) ; mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFAL. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI de 2010 a janeiro de 2016. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, propriedades do concreto, durabilidade de estruturas de concreto armado e patologias de fachadas de edificios. Foi vice-coordenadora do FORTEC Regional NE de abril de 2010 a abril de 2012. Atualmente integra o Conselho Fiscal do FORTEC e é suplente no Conselho Fiscal da ANPROTEC.

Referências

AMPARO, K. K. S.; RIBEIRO, M. C. O.; GUARIEIRO, L. L. N.. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.4, p.195-209, out./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em 22 de Junho de 2017.

DIAS, Antônio Santos et al.. Prospecção tecnológica de Abarema Cochliacarpos. Disponível em: . Acesso em 23 de maio de 2017.

FARSNWORTH, N. R.; SOERJATO, D. D. Potencial consequence of plant extintion in the United States on the current and future availlability of prescription drugs. Economic Botany, v. 39, p. 231-240. 1985. Disponível em: < http://www.ciesin.org/docs/002-267/002-267.html>. Acesso em 05 de julho de 2017.

FERREIRA, Érica Camila. As propriedades medicinais e bioquímicas da planta Stryphnodendron Adstringens “Barbatimão”. Disponível em: . Acesso em 05 de junho de 2017.

GOMES, Barneby; GRIMES, J.W. Abarema Cochliacarpos. Disponível em: . Acesso em 26 de maio de 2017.

INSTITUTO DO HPV. Guia do HPV. Entenda de vez os papilomavírus, as doenças que causam e o que já é possível fazer para evitá-los. Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2017.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 6. ed. 3 reimp. – São Paulo: Atlas, 2006.

LORENZI, H.; MATOS, F. J. A. Plantas medicinais do Brasil nativas e exóticas. São Paulo: Instituto Plantarum, 2002. p. 296. Disponível em: . Acesso em 01 de julho de 2017.

LUZ, Madel T.. Cultura Contemporânea e Medicinas Alternativas: Novos Paradigmas em Saúde no Fim do Século XX, PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 15(Suplemento): 145-176, 2005. Disponível em: . Acesso em 05 de julho de 2017.

MERCADO LIVRE. Pomada Barbatimão 30g (hpv). Disponível em: . Acesso em 15 de julho de 2017.

MONTEIRO, Diana. UFAL consegue patente nos Estados Unidos para pomada que cura infecções do HPV. Disponível em: . Acesso em 07 de junho de 2017.

NETO, José Antonio Chehuen et al. Uso e compreensão da medicina alternativa e complementar pela população de Juiz de Fora. HU Revista, Juiz de Fora, v. 36, n. 4, p. 266-276, out./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2017.

OLIVEIRA F. C.; ALBUQUERQUE U. P.; KRUEL, V. S. F.; HANAZAKI, N. Avanços nas pesquisas etnobotânicas no Brasil. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/abb/v23n2/v23n2a31.pdf>. Acesso em 01 de julho de 2017.

REDAÇÃO DO CHÁ DE BENEFÍCIOS. Chá de barbatimão: planta brasileira combate anemia. Disponível em: . Acesso em 12 de junho de 2017.

REDAÇÃO NEUROGENESIS. UFAL desenvolve pomada que cura feridas do HPV, mas burocracia impede que produto chegue ao mercado. Disponível em: . Acesso em 02 de junho de 2017.

REVISTA NEUROGENESIS. Pomada elimina verrugas do HPV. Disponível em: . Acesso em 01 de junho de 2017.

SEDICIAS, Sheila. Pomada de Barbatimão pode ser a cura do HPV. Disponível em: . Acesso em 05 de junho de 2017.

SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva, 5(1):187-192, 2000. Disponível em: . Acesso em 29 de junho de 2017.

SILVA, Andréa Barros et al.. Bioatividade do extrato metanólico do barbatimão Stryphnodendron Adstringens (Mart.) Coville sobre o crescimento de fungos fitopatógenos. Disponível em: . Acesso em 17 de junho de 2017.

SOARES, Manuela. Pomada desenvolvida por pesquisadores da UFAL cura pacientes com HPV. Disponível em: . Acesso em 07 de junho de 2017.

SOUZA, Karolina Ascari de et al.. Estudo etnobotânico do falso barbatimão (Dimorphandra Mollis Benth, Leguminosae - Caesalpinoideae) na comunidade de Salobra Grande, Porto Estrela, MT. Disponível em: . Acesso em 18 de junho de 2017.

TEIXEIRA, Francieli. “Barbatimão (Stryphnodendron Adstringens (Mart.) Coville): uma revisão bibliográfica de sua importância farmacológica e medicinal”. Disponível em: . Acesso em 31 de maio de 2017

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Monteiro, L. G., Silva, R. P., Wanderley, I. R., Santos, C. S., & Uchoa, S. B. (2018). MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DO POTENCIAL USO DOS EXTRATOS DE BARBATIMÃO. Cadernos De Prospecção, 11, 475. https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23416