PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO USO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR VISANDO A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

Autores

  • Jéssica Guimarães Lopes Universidade de Brasília - UnB
  • Kamila Cavalcante dos Santos Universidade de Brasília - UnB
  • Andréia Alves Costa Universidade de Brasília - UnB http://orcid.org/0000-0002-9043-6910

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i3.23204

Resumo

A pesquisa sobre produção de etanol de segunda geração é um estudo de grande interesse por parte dos setores envolvidos. Um dos principais motivos é a possibilidade de aumentar a produção de etanol sem a necessidade de aumentar a área plantada, produzindo um combustível com baixa emissão de gases de efeito estufa, contribuindo ainda mais pra diversificação da matriz energética. Dessa forma há a necessidade de se produzir de forma competitiva este etanol de segunda geração, já que suas tecnologias ainda são muito caras e pouco desenvolvidas. Visando compreender a dinâmica deste mercado, a prospecção tecnológica será utilizada nesse trabalho para realizar um monitoramento tecnológico do processo de obtenção de etanol de segunda geração, baseando-se em documentos de patentes e publicações científicas. A metodologia escolhida permitirá a avaliação da distribuição de patentes ao longo do tempo, a identificação dos principais atores no setor e a real situação brasileira no cenário mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Guimarães Lopes, Universidade de Brasília - UnB

Engenharia de Energia

Faculdade UnB - Gama

Universidade de Brasília - UnB

Kamila Cavalcante dos Santos, Universidade de Brasília - UnB

Engenharia de Energia

Faculdade UnB - Gama

Universidade de Brasília - UnB

Andréia Alves Costa, Universidade de Brasília - UnB

Engenharia de Energia

Faculdade UnB - Gama

Universidade de Brasília - UnB

Referências

Biaggi, D.E, Piacente, F.J, Silva, V.C. Produção de etanol de segunda geração a partir da cana-deaçúcar: estudo de prospecção de patentes. X WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. São Paulo, 2015.

BETA RENEWABLES, (http://www.betarenewables.com/pt/proesa/o-que-e-proesa), 2017.

Emerick, M.C., Montenegro, K.B.M. e Degrave, W.Novas tecnologias na genética humana: avanços e impactos para a saúde. Rio de Janeiro: GESTEC-Nit, 2007.

ESPACENET, (https://worldwide.espacenet.com/classification?locale=en_EP#!/CPC=C12P13/08), de 2017.

Mayerhoff, D.V.L, Z. Uma Análise Sobre os Estudos de Prospecção Tecnológica. Cadernos de Prospecção. Vol. 1, nº 1. Pág. 7-9. 2008. Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

MME, Ministério de Minas e Energia. RenovaBio: Diretrizes. Proposta Submetida à Consulta Pública. 2016.

Teixeira, L. P. Prospecção Tecnológica: importância, métodos e experiências da Embrapa Cerrados. 2013. Embrapa Cerrados, Planaltina-DF.

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Lopes, J. G., dos Santos, K. C., & Costa, A. A. (2017). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO USO DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR VISANDO A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO. Cadernos De Prospecção, 10(3), 590. https://doi.org/10.9771/cp.v10i3.23204

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos