MAPEAMENTO TECNOLÓGICO DE PEDIDOS DE PATENTES RELACIONADOS À UTILIZAÇÃO DAS MICROALGAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i2.23036Palavras-chave:
microalgas, biodiesel, análise de patentes, prospecção tecnológicaResumo
Microalgas são uma fonte promissora e alternativa para a produção de biodiesel. Esses microrganismos são caracterizados pelo seu rápido crescimento, alto conteúdo lipídico e para a captura de dióxido de carbono.O objetivo do presente trabalho é analisar as buscas de patentes relacionadas à utilização de microalgas para a produção de biodiesel, com o auxílio da ferramenta de dados Questel Orbit, utilizando a palavra microalgas no campo de busca da base de dados. Para a realização dessa prospecção tecnológica foram encontrados 219 depósitos de patentes relacionadas às microalgas a nível mundial, sendo a maioria dos depositos classificados na seção C - Química e Metalurgia - apresentando o Brasil e os Estados Unidos como principais depositantes.
Downloads
Referências
AXONAL, Consultoria Tecnológica Ltda. A empresa Questel. Orbit, Inc. 2015. Disponivel em: < http://www.ime.unicamp.br/>. Acesso em jul. 2017.
AZEREDO, V.B.S. Produção do biodiesel a partir do cultivo de microalgas: Estimativa de custos e perspectiva para o Brasil. 2012. 171f. Tese ( Mestrado em Planejamento Energético) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
EMBRAPA. Microalgas. Agroenergia em revista. Ano IV, n10,dezembro 2016.
FRANCO, André Luiz Custódio et al . Biodiesel de microalgas: avanços e desafios. Quím. Nova, São Paulo , v. 36, n. 3, p. 437-448, 2013.
GODET, M. A “Caixa de Ferramentas” da Prospectiva Estratégica. ed. CEPES Centro de Estudos de Prospectiva e Estratégica. Lisboa, 2000 (Cadernos do Cepes) Disponível em: http://www.cnam.fr/lipsor/ lips/conferences/data/bolips-po.pdf
INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Classificação de patentes. 2015. Disponível em:< http:// http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/patente/classificacao-de-patentes> Acesso em jul. 2017.
KUPFER, D.; TIGRE, P. B. Prospecção tecnológica. In: CARUSO, L. A.; TIGRE, P. B. (Org.). Modelo SENAI de prospecção: documento metodológico . Montevideo: OIT/CINTERFOR, 2004.
PLÁ, Juan Algorta. Perspectivas do biodiesel no Brasil. Indicadores Econômicos FEE, v. 30, n. 2, p. 179-190, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.