PALMA FORRAGEIRA: SEU USO EM ALIMENTAÇÃO E NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DE ELEVADO VALOR AGREGADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.22939

Resumo

A Palma Forrageira é uma planta rica em vitaminas, minerais e aminoácidos, constitui-se em complemento alimentar de alto poder nutritivo, tanto animal quanto humano, mas ainda é relegada à condição de planta associada à subsistência de agricultores familiares em regiões periféricas, particularmente do seminário nordestino. Este trabalho apresenta uma prospecção tecnológica sobre a planta, fazendo uso de revisões patentária e bibliográfica, com objetivos de avaliar o poder econômico da Palma Forrageira, suas aplicações no contexto da alimentação humana e animal, suas características nutricionais e sua utilização comercial. Os resultados indicam o alto potencial da Palma Forrageira como produto agrícola que, além de promover sustentabilidade, pode alavancar negócios intensivos em tecnologia, contribuindo para um efetivo desenvolvimento das regiões onde é cultivada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvânia da Rocha Medeiros Vila Nova, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestranda PROFNIT - Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - UFAL. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2002). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2012). Especialista em Estatística pela Escola Nacional em Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE (2011). Analista em Planejamento, Gestão e Infraestrutura da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, tendo exercido regularmente todas as suas atribuições como Chefe da Agência de Pesquisas da Unidade do IBGE em Alagoas (2013-2015) e , atualmente, responsável pela Coordenação de Divulgação do Censo Agropecuário 2017 no Estado de Alagoas. Representante Estadual e Professora Tutora da Escola Virtual da Fundação IBGE/ENCE. Professora Tutora do Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Experiência em pesquisa quantitativa, educação a distância, planejamento, gestão e administração pública. Escritora. Compositora. Atriz.

 

Janaína Galdino de Barros, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual e Inovação pela Universidade Federal de Sergipe - PPGPI - UFS. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e Graduada em Comunicação Social, com Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (2002).. Atualmente é Comunicadora Social, Relações Públicas e atua na Secretaria Estadual de Saúde - SESAU. Trabalhou com o Sistema Local de Inovação sendo Gerente de Incubadoras de Empresas (2003-2010) pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhando com Gestão da Inovação, Incubadoras de Empresas e Gestão de Empreendimentos Inovadores e de Biotecnologia. Foi Docente da Associação Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo, participando do Núcleo Docente Estruturante desde 2011 até fevereiro de 2015. Docente da Faculdade de Administração em Negócios da Fundação Getúlio Vargas - FAN/FGV(2013-2015). Bolsista Capes pela CIED-UFAL - Coordenação de Ensino a Distância. Ministra aulas de Pós-graduação Centro Universitário Tiradentes- nas áreas de Gestão, Inovação, Gestão de Projetos e Gestão de Marketing, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Docente de Ensino Superior do Centro Universitário Tiradentes(desde 2014). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes. Em fevereiro de 2015 obteve a aprovação do Grupo de Pesquisa intitulado Grupo Multidisciplinar em Linguagem e Comunicação. Membro do Colegiado do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Terceiro Setor, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, Empreendedorismo, Gestão e Planejamento, incubadora de empresas e inovação e Gestão por resultados, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gestão da Qualidade, Marketing e Propaganda, Gestão de Negócios - Plano de Negócios, endomarketing e Recursos Humanos. Cursando especialização em Gestão do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (Desde 2016).

Ana Eleonora Almeida Paixão, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi, de 2005 a 2009, Diretora Geral do CISE - CENTRO INCUBADOR DE EMPRESAS DE SERGIPE, incubadora de empresas de base tecnológica vinculada à UFS, onde trouxe o Programa PRIME, da FINEP, tendo sido uma das 3 âncoras do programa no Nordeste. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte pneumático, alimentos, frutas regionais, planejamento experimental e óleo de mamona. Especialista em PI - Propriedade Intelectual, participou do programa CAPACITE-NE: Capacitação em Inovação para Empresários do Nordeste, financiado pelo CNPq. Atualmente, é professora aposentada, atuando como professora voluntária do PPGPI - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual desde 2013.

Josealdo Tonholo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Josealdo Tonholo é Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. É orientador do quadro permanente dos PPGs em Química e Biotecnologia do IQB/UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É membro integrante do INCT-INAMI-Instituto Nacional de Marcadores Integrados. É Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Foi bolsista de Pós-Doutorado CNPq, no Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, Inglaterra, sob supervisão do Prof. G.D. Wilcox(2013-2014). Foi Diretor da ANPROTEC-Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas (2003-2009). Desde 2015 exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Sílvia Beatriz Beger Uchoa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984) ; mestrado em Arquitetura e Planejamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Química e Biotecnologia - Área de concentração Fisico-Quimica, pelo Instituto de Quimica e Biotecnologia da UFAL (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Alagoas e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional PROFNIT - Ponto Focal UFAL. Foi coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e de Programas Especiais da PROPEP/UFAL, coordenando o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI de 2010 a janeiro de 2016. Tem experiência nas áreas de Construção Civil e em Eletroquímica, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção e Ensaios de Corrosão e Durabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, propriedades do concreto, durabilidade de estruturas de concreto armado e patologias de fachadas de edificios. Foi vice-coordenadora do FORTEC Regional NE de abril de 2010 a abril de 2012. Atualmente integra o Conselho Fiscal do FORTEC e é suplente no Conselho Fiscal da ANPROTEC.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: resultados 2016. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2017/>. Acesso em: 18 jun. 2017.

BARBOSA, A.; BARBOSA, A.; LIMA, M.; PIRES, V.; RIBEIRO FILHO, N. Frutos da palma forrageira e mandacaru como alternativas de alimentação humana. 3º Congresso Norte-Nordeste de Química. São Luís: UFMA, 2009.

CÂNDIDO FILHO, A.; PEREIRA, F.; LIMA, A. Base alimentar humana com o uso da palma forrageira. VI Simpósio de Reforma Agrária e Questões Rurais. Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, 2014.

CANTWELL, M. Manejo pós-colheita de frutas e verdura de palma forrageira. In: Agroecologia, cultivo e usos da palma forrageira. Roma: FAO. p. 123-139, 2001.

CASTRO, P.; SILVA, T.; OLIVEIRA, C. Utilização do fruto da palma forrageira na alimentação humana: fabricação de geleia. III Mostra de Iniciação Científica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Guanambi, 2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DANTAS, S. F. A.; LIMA, G. F. C.; MOTA, E. P. Viabilidade econômica da produção de palma forrageira irrigada e adensada no semiárido potiguar. Revista IPECEGE, v. 3, n. 1, p. 59-74, 2017.

DIAZ, M.; ROSA, A.; TOUSSAINT, C.; GUERAUD, F.; SALVAYRE, A. Opuntia spp: characterization and benefits in chronic diseases. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, v. 2017, p. 1-17.

FEUGANG, J.; KONARSKI, P.; ZOU, D., STINTZING, F. Nutricional and medicinal use of cactos pear (opuntia spp.) cladodes and fruits. Frontiers in Bioscence, v. 11, p. 2574-2589, 2006.

FORTE, S. Manual de elaboração de tese, dissertação e monografia. Fortaleza: Universidade de Fortaleza, 2004.

GODOY, A. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, Mai/Jun, 1995.

GOOGLE ACADÊMICO [Base de dados – Internet]. Google; 2017. Disponível em: < https://scholar-google-com-br.ez9.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em 25 jun. 2017.

INPI [Base de dados – Internet]. Instituto Nacional da Propriedade Industrial; 2017. Disponível em: <https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchAvancado.jsp> Acesso em 23 jun. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PIB sobe 1,0% no primeiro trimestre de 2017. Disponível em: <http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/10038-pib-sobe-1-0-no-primeiro-trimestre-de-2017.html>. Acesso em: 07 jun. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Proposta de sistema nacional de pesquisas por amostragem de estabelecimentos agropecuários – SNPA: Concepção geral e conteúdo temático. Texto para discussão IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sistema de contas nacionais 2010-2014. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em: 18 jun. 2017.

INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Diabetes atlas 2015. Disponível em: <https://endocrino.org.br/>. IDF. Acesso em: 23 jun. 2017.

LATIPAT [Base de dados – Internet]. EspaceNet Pesquisa de Patentes; 2017. Disponível em: <http://lp.espacenet.com/advancedSearch?locale=pt_LP> Acesso em 23 jun. 2017.

LEITE, M. Palma forrageira: opuntia fícus indica e nopalea cochenilifera. Universidade Federal da Paraíba. Areia: UFPB, 2006.

LIRA, M. A. Palma forrageira: cultivo e usos. Cadernos do Semiárido, Riquezas & Oportunidades. Recife: CREAPE, 2017.

MARQUES, O.; GOMES, L.; MOURTHÉ, M.; BRAZ, T.; PIRES NETO, O. S. Palma forrageira: cultivo e utilização na alimentação de bovinos. Cadernos de Ciências Agrárias, v. 9, n. 1, p. 75-93, 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA. Global report on food crises 2017. Disponível em: <http://www.fao.org/>. Acesso em: 22 jun. 2017.

PATENTSCOPE [Base de dados – Internet]. WIPO; 2017. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int/search/en/advancedSearch.jsf> Acesso em 24 jun. 2017.

ROCHA, J. E. S. Palma Forrageira no Nordeste do Brasil: Estado da Arte. Embrapa Documentos 106. Embrapa Caprinos e Ovinos, Sobral, CE, 2012. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/96744/1/DOC-106.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2017.

SACHS, I. Espaços, Tempos e Estratégias do Desenvolvimento. São Paulo: Vértice. 1986.

SANTANA, M. F. S., LIMA, A. K. V. O., SANT'ANNA, M. C. S. Prospecção tecnológica para o gênero opuntia. Cad. Prospec., Salvador, v. 7, n. 3, p. 431-438, jul./set. 2014. D.O.I.: 10.9771/S.CPROSP.2014.007.044.

SCIELO [Base de dados – Internet]. Scientific Electronic Library Online; 2017. Disponível em: <http://www.scielo.org/php/index.php> Acesso em 23 jun. 2017.

SCOPUS [Base de dados – Internet]. Elsevier; 2017. Disponível em: < https://www-scopus-com.ez9.periodicos.capes.gov.br/search/form.uri?display=advanced&origin=searchbasic&txGid=255D492F96309382B1D95C136B89F589.wsnAw8kcdt7IPYLO0V48gA%3a2> Acesso em 25 jun. 2017.

SHETTY, A. A.; RANA, M, K.; PREETHAM, S. P. Cactus: a medicinal food. Journal of Food Science & Technology, v. 49, n. 5, p. 530-536.

SILVA, R.; SAMPAIO, E. Palmas forrageiras opuntia fícus-indica e nopalea cochenillifera: sistemas de produção e usos. Revista GEAMA, v. 2, n. 1, p. 131-141.

WIPO [Base de dados – Internet]. Perguntas e respostas sobre o PCT. Disponível em: <http://www.wipo.int/export/sites/www/pct/pt/basic_facts/faqs_about_the_pct.pdf>. Acesso em 14 jul. 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global prevalence of vitamin A deficiency in populations at risk 1995-2005: who global database on vitamin A deficiency. Geneva, WHO, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Vila Nova, S. da R. M., Barros, J. G. de, Paixão, A. E. A., Tonholo, J., & Uchoa, S. B. B. (2017). PALMA FORRAGEIRA: SEU USO EM ALIMENTAÇÃO E NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DE ELEVADO VALOR AGREGADO. Cadernos De Prospecção, 10(4), 738. https://doi.org/10.9771/cp.v10i4.22939

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos