PROSPECÇÃO DE ARTIGOS E PATENTES SOBRE MÉTODOS PARA VALORAÇÃO ECONÔMICA DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE INDICADORES EMERGÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i1.22920Resumo
A preservação dos serviços ecossistêmicos e sua relação com o bem-estar humano tem se tornado assunto recorrente tanto no meio acadêmico como nas políticas públicas. A valoração destes serviços é impreterível para que se tenha a real dimensão de sua importância em nossa sociedade e o uso de indicadores e índices físicos acabou se tornando uma ferramenta muito utilizada pelos economistas ecológicos por retratar melhor o impacto da economia humana no meio ambiente, devido às imperfeições da valorização monetária, possibilitando o entendimento da realidade complexa e nas quais múltiplas variáveis do ambiente estudado são interdependentes. O presente trabalho refere-se a um estudo por meio de prospecção de artigos e patentes sobre metodologias para avaliação de serviços ecossistêmicos onde são verificados alguns indicadores. A partir da análise dos resultados encontrados na prospecção verificou-se que métodos para determinar o valor econômico dos recursos naturais especificamente com a utilização de indicadores emergéticos ainda são pouco explorados, mas se constitui de um assunto emergente e de oportunidades para a pesquisa e desenvolvimento.
Downloads
Referências
BROWN, M. T.; ULGIATI, S. Monitoring patterns of sustainability in natural and man-made ecosystems. Ecological Modelling 108, p. 23–36, 1998.
______ Emergy and ecosystem complexity. Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation 14, 310–321, 2007.
______ Emergy accounting of global renewable sources. Ecological Modelling, 339, p. 148–156, 2016.
CAMPBELL, D. E. OHRT, A. Environmental Accounting Using Emergy: Evaluation of Minnesota. US Environmental Protection Agency – EPA, 2009.
CHEN, W.; LIUB, W.; GENGA, Y.; BROWN, M. T.; GAOD, C.; WU, R. Recent progress on emergy research: A bibliometric analysis. Renewable and Sustainable Energy Reviews 73, p. 1051–1060, 2017.
DALY, H. E. Desenvolvimento sustentável? Não obrigada. Campinas/SP: Ambiente & Sociedade – Vol. VII nº. 2 (jul./dez), 2004.
LAURILA-PANT, M.; LEHIKOINEN, A.; UUSITALO, L.; VENESJÄRVI, R. How to value biodiversity in environmental management? Ecological Indicators, 55, p. 1–11, 2015.
MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT (MEA). Ecosystems and human well-being: Synthesis. Island Press, Washington, DC, 2005.
ODUM, H. T. Environmental Accounting. Emergy and Environmental Decision Making. John Wiley & Sons, New York, 1996.
____________ Environment, power and society for the twenty-first century: the hierarchy of energy. Columbia University Press, New York, 2007.
QUINTELLA, C. M. Cadernos de Prospecção. Ano I, Número 1. Salvador, BA. EDUFBA, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.