ANÁLISE DE DOCUMENTOS DE PATENTES SOBRE COPAIBA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE FONTES DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v11i1.22725Resumo
O presente artigo traz uma visão analítica e comparativa da proteção da copaíba, elemento importante da biodiversidade brasileira, nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Escritório Europeu de Patentes (European Patent Office, ESPACENET) e do software ORBIT®, revelando qual a concepção estratégica das empresas e ICTs nacionais e internacionais quanto à necessidade e relevância da proteção de ativos de propriedade intelectual.
Downloads
Referências
ESPACENET. Escritório Europeu de Patentes. Busca avançada de patentes. Disponível em <https://worldwide.espacenet.com/advancedSearch?locale=en_EP>. Acesso em 18 mai. 2017.
INPI. Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Consulta à base de dados do INPI. Disponível em <https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login>. Acesso em 18 mai. 2017.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PIERI, F.A.1; MUSSI, M.C.2; MOREIRA, M.A.S.1. Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.11, n.4, p.465-472, 2009.
PROFNIT. Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Disponível em <http://www.profnit.org.br/pt/sample-page/>. Acesso em 18 mai. 2017.
QUESTEL Co. Orbit at a glance. Disponível em <https://www.questel.com/software/orbit-at-a-glance/>. Acesso em 3 mai. 2017.
ROYAL BOTANIC GARDEN. Index Kewensis Plantarum Phanerogamarum. Oxford: Clarendon, 1893. Disponível em <https://archive.org/details/indexkewensispla22hook>. Acesso em 18 mai. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.