CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

Autores

  • Maria-Eugênia Ramos Gallotti INPI
  • Elizabeth Pereira INPI
  • Vera Pinheiro INPI
  • Sergio Paulino INPI
  • Patricia Peralta INPI
  • Vinicius Bógea Câmara INPI

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17925

Palavras-chave:

PROPRIEDADE INDUSTRIAL, INOVAÇÃO, APROPRIAÇÃO.

Resumo

O mercado das cápsulas de café em crescimento contínuo desponta como uma das alternativas a serem investigadas para o desafio da balança comercial negativa do café no Brasil decorrente de exportações de baixo valor e importações de alto valor agregado como as próprias cápsulas. A proposta desse estudo é se fundamentar nas teorias de inovação de Teece (1986) para buscar respostas e delas pensar iniciativas públicas e privadas, combinadas em desenvolvimento. Os resultados indicam a passagem para um regime de apropriação fraca onde dificilmente se voltará a impedir cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso, design dominante que prevaleceu e que a força de Marca deve manter como referência para o consumidor. Indicam os ativos complementares críticos e mecanismos de obtenção que devem ser combinados com instrumentos de PI para relançar um regime forte de apropriação ou gerando algo novo em diferenciação.

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Biografia do Autor

Maria-Eugênia Ramos Gallotti, INPI

Tecnologista em PI no INPI.

Elizabeth Pereira, INPI

Tecnologista em PI no INPI.

Vera Pinheiro, INPI

Tecnologista em PI no INPI.

Sergio Paulino, INPI

Professor da Academia do INPI e Pesquisador da AECOM.

Patricia Peralta, INPI

Professora da Academia do INPI e Tecnologista em PI.

Vinicius Bógea Câmara, INPI

Professor da Academia do INPI e Tecnologista em PI.

Referências

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Gallotti, M.-E. R., Pereira, E., Pinheiro, V., Paulino, S., Peralta, P., & Câmara, V. B. (2017). CÁPSULA DE CAFÉ: UMA ANÁLISE COM BASE EM TEORIA DA INOVAÇÃO BUSCANDO AGREGAR VALOR À BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA. Cadernos De Prospecção, 10(2), 137. https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17925

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento