PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE TENSOATIVOS PARA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17317

Palavras-chave:

tensoativos, indústria petroquímica, prospecção tecnológica

Resumo

As buscas por otimizar o processo de produção de petróleo têm sido constantes ao redor do mundo, tendo visto que os métodos primários possuem um fator de recuperação de apenas 15%. O uso de tensoativos proporciona um aumento significativo na recuperação de óleo nos poços de petróleo. O objetivo deste estudo foi realizar uma prospecção tecnológica de tensoativos para indústria petroquímica, analisando a participação do Brasil nos depósitos de pedido de patente em bases nacionais e internacionais até o momento. Para isso, a prospecção foi realizada no banco Latino Americano e Espanhol, no banco da Organização Mundial de Propriedades Intelectual, no banco Europeu de Patentes, no banco Americano de Marcas e Patentes e no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Brasil. O maior número de patentes no banco nacional foi depositado nos últimos 10 anos. Dentre os maiores depositários estão os Estados Unidos e a China.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Xavier Queiroz, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós Graduação em Engenharia Química.

Evanice Medeiros de Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós Graduação em Engenharia Química.

Danilo Fernandes Queiroga Leite, Universidade Federal da Paraíba

Programa de Pós Graduação em Engenharia Química.

Alfredo Ismael Curbelo Garnica, Universidade Federal da Paraíba

Departamente de Engenharia Química, Laboratório de Petróleo

Fabíola Dias da Silva Curbelo, Universidade Federal da Paraíba

Departamente de Engenharia Química, Laboratório de Petróleo

Referências

AMPARO, K. K. S.; RIBEIRO, M. C. O.; GUARIEIRO, L. L. N. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectiva em Ciência da Informação, v.17, n.4, p. 195-209, 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1533 > Acessado em 22 de Maio de 2016.

DALTIN, D. Tensoativos: química, propriedades e aplicações . 1ª Ed, Blucher, São Paulo, 2011.

FROST & SULLIVAN. Analysis of the Brazilian and Argentinian surfactants market, 2013 .

MAYERHOFF, Z. D. V. L. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Cadernos de Prospecção, v. 1, n. 1, p. 7-9, 2008. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/3538/2637>

PETROBRAS. Participação do setor de petróleo e gás chega a 13% do PIB brasileiro. Petrobras Magazine , 2014. Disponível em: <http://www.petrobras.com/pt/magazine/post/participacao-do-setor-de-petroleo-e-gas-chega-a-13-do-pib-brasileiro.htm> Acessado em 30 de Maio de 2016.

SERAFINI, M. R.; QUINTANS, J. S. S.; ANTONIOLLI, A. R.; SANTOS, M. R. V.; QUINTANSJUNIOR, L. J. Mapeamento de tecnologias patenteáveis com o uso da hecogenina. Revista Geintec, v. 2, n. 5, p. 427-435, 2012. Disponível em: <http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/64/138> Acessado em 01 de Junho de 2016.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Xavier Queiroz, I., Medeiros de Paiva, E., Fernandes Queiroga Leite, D., Curbelo Garnica, A. I., & Dias da Silva Curbelo, F. (2017). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE TENSOATIVOS PARA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA. Cadernos De Prospecção, 10(2), 190. https://doi.org/10.9771/cp.v10i2.17317

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos