PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE TÉCNICAS DE ELETROFLOTAÇÃO E ELETROCOAGULAÇÃO APLICADAS NO TRATAMENTO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DAS INDÚSTRIAS DO RAMO DO LÁTEX

Autores

  • Julio Cesar Pinho Mattos Universidade Federal do Acre, Rio Branco
  • Viramy Marques Almeida Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA
  • Deracilde Santana Granja Universidade Federal do Maranhão
  • Gilvanda Silva Nunes Departamento de Tecnologia Química, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA
  • Lisandro Juno Soares Vieira

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v9i3.14141

Palavras-chave:

Prospecção,

Resumo

As técnicas de eletroflotação e eletrocoagulação vêm desempenhando papel importante entre as novas oportunidades que a biotecnologia tem criado através das técnicas não convencionais de tratamento de efluentes industriais em diversos setores industriais, incluindo as indústrias de beneficiamento de látex. E isso se deve à sua versatilidade, tanto no modo operacional quanto na eficiência de remoção de contaminantes. O objetivo desta prospecção foi buscar e analisar as patentes relacionadas com a utilização de técnicas de eletroflotação ou eletrocoagulação, bem como os novos equipamentos, voltados para a remoção de contaminantes das águas residuárias oriundas do beneficiamento do látex. A pesquisa foi feita a partir de palavras-chaves nas bases Espacenet (World Intellectual Property Organization) e INPI. Os resultados apontam a inexistência de patentes envolvendo essas novas oportunidades em biotecnologias para a gestão ambiental das indústrias do ramo do látex. Com esse estudo prospectivo, espera-se fomentar o estudo de novas patentes e inovações tecnológicas dentro da realidade brasileira e dos países asiáticos, expressivos mercados no beneficiamento do látex nativo e cultivado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Pinho Mattos, Universidade Federal do Acre, Rio Branco

Possui graduação em ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) , Especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal do Amazonas (2010), mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2006). MBA em Gerenciamento de Projetos Fundação Getúlio Vargas (FGV) ( 2009)

Viramy Marques Almeida, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - (1993). É Mestre em Ciências Veterinárias pela UEMA (2008), Especialista em Inspeção e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - (1999), MBA em Gestão e Inovação Tecnológica pela Fundação Getúlio Vargas FGV (2002), Residência em medicina Veterinária Preventiva pela Universidade de São Paulo USP (1993). É Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA),atualmente coordenadora de Inspeção Animal. Foi membro da equipe responsável pelo inquérito soroepidemiológico da Febre Aftosa no Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Saúde Animal (Programas Sanitários), Inspeção e Tecnologia de Alimentos.

Deracilde Santana Granja, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Quimica licenciatura-UFMA, mestra em química analítica-UFMA, Doutoranda em biotecnologia, rede legal da Amazonia (UFMA)

Gilvanda Silva Nunes, Departamento de Tecnologia Química, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 1986). Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1991). Doutora em Química pelo IQ/UNESP-Araraquara,SP (1999) (doutorado sanduíche na Depto de Química Ambiental do CID/CSIC, Barcelona, Espanha - 1997-1998). Pós-Doutora em Ecotoxicologia pela Universidade de Perpignan Via Domitia (UPVD, França, 2003-2004). Professora concursada (área de Química Analítica) no Depto. de Química da UFV (1991-1994). Atualmente é Professor Associado IV do Depto. Tecnologia Química da UFMA. Desenvolve pesquisas com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental e orienta estudantes de pós-graduação nos programas de pós-graduação em Química e Biodiversidade e Conservação (UFMA) e nos cursos de especialização "Lato Sensu" em Educação Ambiental e Gestão Participativa de Recursos Hídricos (IFMA), MBA em Gestão Ambiental (Excellence - Escola de Negócios) e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (FAMA). Foi Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Gestão Ambiental nas Empresas" (Convênio UFMA/SEBRAE, 2001-2003). Foi Diretora do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (Campus IV- UFMA , Chapadinha-MA, 2006-2007). Foi Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Projetos de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA (NUDEPRO/PPPG/UFMA, 2009-2010). Foi Coordenadora do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Nordeste, Fortec-NE (gestão 2010-2012). Foi Diretora do Departamento de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos (DAPI/PPPG-UFMA), (2009-2015). Desenvolve estudos relacionados com a Qualidade Ambiental (compartimentos solo e água), junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Mattos, J. C. P., Almeida, V. M., Granja, D. S., Nunes, G. S., & Vieira, L. J. S. (2016). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE TÉCNICAS DE ELETROFLOTAÇÃO E ELETROCOAGULAÇÃO APLICADAS NO TRATAMENTO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DAS INDÚSTRIAS DO RAMO DO LÁTEX. Cadernos De Prospecção, 9(3), 287. https://doi.org/10.9771/cp.v9i3.14141

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos