ESTUDO PROSPECTIVO RELATIVO A DEPÓSITOS DE PATENTES RELACIONADAS À PRODUÇÃO DE FILMES ELABORADOS PELA TÉCNICA DE CASTING

Autores

  • Elia Karina de Carvalho Costa UFBA
  • Ismara Santos Rocha UFBA
  • Rogério de Jesus Silva UFBA
  • Janice Izabel Druzian UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v9i3.13915

Palavras-chave:

Patentes, embalagens, prospecção tecnológica.

Resumo

Os filmes são materiais de embalagens geralmente elaborados por substâncias naturais ou sintéticas que se polimerizam e protegem o produto, interagindo ou não, oferecendo a ele uma vantagem adicional. “Casting” é uma das técnicas mais utilizadas na elaboração de filmes, na qual os grânulos de amido se dispersam e reorganizam depois da secagem formando uma matriz polimérica. Objetivo foi realizar estudo prospectivo para mapear as pesquisas desenvolvidas sobre à produção de filme elaborados pela técnica de casting, cujos resultados foram patenteados. A consulta foi realizada na base Espacenet®, utilizando como estratégia de busca as palavras-chaves: film* e casting*. As patentes começaram a ser depositadas em 1933 e o maior número ocorreu em 2012, sendo que o código da Classificação Internacional de Patentes mais constante encontrado nessa prospecção foi B65D65/00. O Japão foi o maior depositante e houve maior número de depósitos realizados por empresa do que por inventor independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elia Karina de Carvalho Costa, UFBA

Possui graduação em em Tecnologia em Agroindústria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO) - Campus Guanambi. Atualmente está fazendo o mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atuando nos seguintes temas: Materiais de embalagens, filmes biodegradáveis, nanobiotecnologia, polímeros, amido, propriedades mecânicas e de barreiras de filmes.

Ismara Santos Rocha, UFBA

Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS); Mestranda em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia (2013). Possui curso-técnico-profissionalizante em Técnico em Análise Química pelo Instituto Federal da Bahia (2008).

Rogério de Jesus Silva, UFBA

Graduado em Tecnologia em Agroindústria pelo IBAIANO - Campus Guanambi. Atualmente é mestrando em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos, atuando nos seguintes temas: Carotenoides, nanoemulsões, massas alimentícias, vegetais folhosos, tomate e desenvolvimento de novos produtos.

Janice Izabel Druzian, UFBA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal da Bahia, professora permanente e coordenadora do curso de Mestrado em Ciência de Alimentos da FAR/UFBA, docente permanente do Doutorado de Engenharia Química da UFBA e do RENORBIO. Titulou aprox. 30 Mestres e 6 Doutores, supervisionou 9 Pós-doutorados, orientou mais de 50 projetos de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia, com ênfase em Ciência de Alimentos e Produção e Caracterização de Bioprodutos, e propriedade intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise cromatográfica de alimentos e bebidas, produção e caracterização de biopolimeros microbianos e, produção e caracterização de filmes de embalagens bioativas. Coordenou e/ou coordena mais de 30 projetos de pesquisas aprovados por órgãos de Fomento Tecnológico: BNB, CNPq, FAPESB, e CAPES. Instituições parceiras em projetos: UFMG, UFSCAR, USP, UNIT, UEFS, IPT, Universidade de Buenos Aires, CERMAV (CEntre de Recherches sur les MAcromolécules Végétales/França). É Coordenadora de Projetos dos Programas NANOBIOTEC, MINCYT, PNPD, PROCAD CAPES, PVE Ciência sem Fronteiras, entre outros para a produção de biopolímeros microbianos e desenvolvimento de biomaterias/nanobiomateriais na forma de filmes flexíveis. Consultora Científica de vários periódicos. Publicou aproximadamente 80 artigos científicos em periódicos nacional e internacional, e 8 capítulos de livros/ou livros nacionais e internacionais. É inventora de 14 patentes (INPI 011120000389; INPI 1020120013843; INPI 011100001122; INPI 011100001119; INPI 0000220707413718; PI1102277-9; PI08031312; PI07111088; PI0705950-7; PI0701765-0), tem mais de 7 produtos tecnológicos e tem projetos conjuntos com empresas na área de embalagens e de biopolimeros, além de ter ganho 25 prêmios, entre eles os Prêmios Inovação da FAPESB em 2010 e 2011, e os prêmios Bimbo Pan-American Nutrition, Food Science and Technology Awards 2012 do GRUPO BIMBO INNOVACIÓN, e Vale-Capes/Ciência e Sustentabilidade de Dissertação 2014.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Costa, E. K. de C., Rocha, I. S., Silva, R. de J., & Druzian, J. I. (2016). ESTUDO PROSPECTIVO RELATIVO A DEPÓSITOS DE PATENTES RELACIONADAS À PRODUÇÃO DE FILMES ELABORADOS PELA TÉCNICA DE CASTING. Cadernos De Prospecção, 9(3), 280. https://doi.org/10.9771/cp.v9i3.13915

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos