ANÁLISE DO POTENCIAL MERCADOLÓGICO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA DE ORIGEM BIOLÓGICA POR MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS EM DOCUMENTOS DE PATENTES

Autores

  • Ana Paula Gomes Braga de Azevedo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Fabiana Mitiko Adati Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Gabriel da Silva Santos Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Giovanna Chinait de Carvalho Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Paulo Nicola Venturelli Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Rodnei Fagundes Dias Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO
  • Celso Barbosa de Sant´Anna Filho Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.048

Palavras-chave:

Nanopartículas, Prata, Patentes, Biossíntese, Mapeamento Tecnológico

Resumo

As nanopartículas de prata (AgNPs) têm aplicações em diversos setores industriais, as quais dependem de características como forma, tamanho, dispersão e presença de resíduos de síntese. O presente estudo teve como objetivo mapear os principais setores e tecnologias que utilizam AgNPs no Brasil e no mundo, a partir de 2008, e avaliar o potencial mercadológico de AgNPs biológicas. Como resultado, o estudo demonstrou que os depósitos de pedidos de patentes no Brasil e no mundo são crescentes, embora no cenário nacional ele ainda seja baixo. Dentre os depósitos nacionais a classificação com maior relevância é a A61, correspondente à área de higiene e saúde. O estudo mercadológico demonstrou que, em produtos quimicamente sintetizados, a ausência de resíduos pode encarecer o produto significativamente e que a síntese biológica pode ser uma opção econômica e ecologicamente mais viável. Conclui-se, então, que há uma grande potencialidade no mercado para AgNPs biológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes Braga de Azevedo, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Analista Executiva em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Fabiana Mitiko Adati, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Pesquisadora-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Gabriel da Silva Santos, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Estagiário e aluno de Iniciação Científica Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Giovanna Chinait de Carvalho, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Assessora Técnica Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Paulo Nicola Venturelli, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Rodnei Fagundes Dias, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec) Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest)

Celso Barbosa de Sant´Anna Filho, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO

Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav)

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

Azevedo, A. P. G. B. de, Adati, F. M., Santos, G. da S., Carvalho, G. C. de, Venturelli, P. N., Dias, R. F., & Sant´Anna Filho, C. B. de. (2015). ANÁLISE DO POTENCIAL MERCADOLÓGICO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA DE ORIGEM BIOLÓGICA POR MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS E PRODUTOS EM DOCUMENTOS DE PATENTES. Cadernos De Prospecção, 8(3), 432. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.048

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento