PERFIL DE PATENTEAMENTO E EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

  • Marco Antonio Baleeiro Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Everaldo de França INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Larissa Oliveira Serra da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Marcio Antônio da Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Araken Alves de Lima ACADEMIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.012

Palavras-chave:

Tocantins inovação, empreendedorismo, depósitos de patentes

Resumo

O número de depósitos de patentes não é suficiente para mensurar o potencial inovação e empreendedorismo de uma dada região ou instituição. Assim, uma entrevista avaliou essa percepção na UFT associando a um levantamento de indicadores em C&T&I no Estado e o perfil de patenteamento de 2011 a 2015. O presente estudo objetivou explicar alguns desses aspectos e propor estratégias de trabalho para dirimir as dificuldades. A metodologia consistiu na associação dos resultados da busca realizada na base de patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e dados colhidos na SEDET (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo). Houve aumento no número de depósitos de patentes a partir de 2013 devido à aplicação de um sistema de gestão focado na orientação e assessoria de pesquisadores da UFT, sendo assim, constatou-se que existe bom interesse nos temas explorados, porém falta desenvolver um ambiente de maior estímulo à inovação no Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Baleeiro Alves, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em química pela Universidade Federal de Goiás (UFG -2005) e mestrado em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT - 2010). Atualmente é delegado regional , cidade de palmas TO, do Conselho Regional de Química da 12a Região (CRQ XII), diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT. Tem experiência nas áreas: química geral e analítica, docência, propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de resíduos químicos, análise físico-química de água e biocombustíveis, redação de patentes, assessoria em propriedade intelectual e contratos de transferência de tecnologia.

Everaldo de França, INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Dr. Everaldo de França possui aproximadamente 18 anos de formação, com experiência na propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento tecnológico atuando inclusive no Núcleo de Inovação Tecnológica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no Escritório de Transferência de Tecnologia-ETT. Dr. Everaldo tem participado da redação e execução de projetos de pesquisa nas áreas da saúde e biológicas e de projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico para a captação de recursos junto às FAPs, CNPq e FINEP, sendo inclusive responsável pelos relatórios técnicos finais dos projetos. Já participou de pelo em pelo menos 40 cursos, treinamentos e workshops de nível básico, intermediário e avançado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) e de instituições congêneres em todo o país. Atualmente colabora com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NITRio) do MCTI, atuando mais especificamente na área de Transferência de Tecnologia, onde tem buscado empresas inovadoras visando em princípio o licenciamento de patentes das 7 unidades do MCTI, bem como o desenvolvimento de projetos inovadores em parceria com o setor produtivo. Dr. Everaldo ainda integra o grupo de pesquisadores em Propriedade Intelectual em Biotecnologia do INPI, devidamente cadastrado nos Grupos de Pesquisas do CNPq. Consultor da UNESCO para implantação do Núcleo de Inteligência Competitiva no Instituto nacional de Tecnologia - INT. Professor colaborador do Curso de especialização em Gestão da Inovação de Propriedade Intelectual da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental vinculada ao Instituto de Pesquisa Museu Paraense Emílio Goeldi. Professor permanente do IFES (2015). Formação: DOUTOR em Genética e Biologia Molecular (UFRGS-2003) - CONCEITO 7 da CAPES, Mestrando em Propriedade Intelectual e Inovação (INPI-2014)- CONCEITO 4 da CAPES Prof. Curso de especialização em Gestão da Inovação de Propriedade Intelectual da Rede NAMOR Assessor em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PUCRS_PRPPG-2006/2012), Pesquisador Colaborador (PUCRS_LABGEN-2004/2014), MESTRE em Genética Humana (UFRGS/UFPB) e GRADUADO em Biologia (UFPB).

Larissa Oliveira Serra da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Atualmente é acadêmica do 5° período do curso de Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins.

Marcio Antônio da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (1995). Atualmente é professor e Reitor da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: batata-doce, ipomoea batatas, resistencia, álcool e resistência

Araken Alves de Lima, ACADEMIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) onde desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, Coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento e Coordenador-Geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. Atualmente, é docente e pesquisador nos programas de Mestrado Profissional e Doutorado em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI onde desenvolve trabalhos com ênfase em Economia da Propriedade Intelectual e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, inovação, sistemas de inovação e agronegócio.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Alves, M. A. B., França, E. de, Silva, L. O. S. da, Silveira, M. A. da, & Lima, A. A. de. (2016). PERFIL DE PATENTEAMENTO E EMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Cadernos De Prospecção, 9(1), 99. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.012

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos