MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DOS PROCESSOS DE APROVEITAMENTO DO BIOGÁS COMO FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.086Palavras-chave:
biogás, desenvolvimento sustentável, prospecção tecnológicaResumo
O biogás apresenta como vantagens, por exemplo, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a redução de resíduos utilizados como matérias-primas. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo prospectivo, através da análise de artigos científicos e documentos patentários sobre osprocessos de aproveitamento do biogás como fonte de energia renovável, visando acompanhar o desenvolvimento tecnológico neste setor. Observou-se que, de maneira geral, o número de artigos científicos e de depósito de pedidos de patentes nesta áreaaumentou ao longo dos últimos dez anos.Os Estados Unidos se destacaram, sendo o país com maior número de publicações de artigos científicos e depósitos de pedidos de patentes nesse setor.Downloads
Referências
LIANGCHENG, Y.; XUMENG, G.; CAIXIA, W.; FEI, Y.; YEBO, L. Progress and Perspectives in Converting Biogas to Transportation Fuels. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 40, p. 1133-1152, 2014.
SANZ-BOBI, M. A.; DE CUADRA, F.; BATLLE, C. A review of Key Points of an Industrial Biogas Bioplant. A European Perspective. In: Conference: Renewable Energy Research and Applications (ICRERA), 2012 International Conference on, 11-14 de nov. de 2012, p. 1-6.
WEILAND, P. Biogas Production: Current and Perspectives. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 85, p. 849-560, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.