O TURISMO NAS INDICAÇÕES GEOGERÁFICAS: A POTENCIALIDADE DO TURISMO DE EXPERIÊNCIA NA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS

Autores

  • Marcel Azevedo Batista D´Alexandria UFba

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.044

Palavras-chave:

Denominação de Origem, Turismo de Experiências, Sensações

Resumo

As Indicações Geográficas contemplam em seu projeto a valorização do saber fazer, da tradição, o enaltecimento da singularidade. Em sua história as IGs visam evitar as falsificações dos produtos, apreciando a originalidade, entretanto as IGs podem gerar conseqüências após a sua formação. O turismo pode emergir como um subproduto das IGs, atraindo o turista para conhecer esta singularidade existente. O turismo de experiência surge como uma alternativa para agregar valor ao turismo e potencializar o turismo da região. A Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, através dos vinhos, apresentam um potencial para desenvolver um turismo que vai além do enoturismo, pode-se buscar um turismo que abarque contemplar as sensações dos turistas.

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Biografia do Autor

Marcel Azevedo Batista D´Alexandria, UFba

Graduado em Administração e Geografia, atuo unindo as duas áreas do conhecimento. Atualmente estudo o mestrado em Geografia pela UFBA, estudando duas linhas de pesquisa, o Marketing Territorial e as Indicações Geográficas.

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Publicado

2015-06-02

Como Citar

D´Alexandria, M. A. B. (2015). O TURISMO NAS INDICAÇÕES GEOGERÁFICAS: A POTENCIALIDADE DO TURISMO DE EXPERIÊNCIA NA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALE DOS VINHEDOS. Cadernos De Prospecção, 8(2), 395. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.044

Edição

Seção

Indicações Geográficas