A IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O QUEIJO DO MARAJÓ COM ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARA A MICRORREGIÃO DO ARARI-MARAJÓ, PA
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.001.018Palavras-chave:
Palavras Chaves, Queijo do Marajó, Identificação Geográfica, desenvolvimento territorial.Resumo
Produzido há mais de 100 anos, o queijo artesanal do Marajó é um produto que está na base econômica e social de centenas de produtores na microrregião Arari Marajó,Pará. Até recentemente sua produção e comercialização ocorria de forma clandestina, pois não tinha nenhuma legislação que amparasse a agroindustrialização deste produto. Recentemente iniciou-se um processo de certificação da produção deste produto, possibilitando aos produtores de queijo sair da clandestinidade para uma atividade formal, podendo ser auferida e objeto de políticas públicas. Simultaneamente, existe uma iniciativa voltada para obtenção do selo de Identificação Geográfica (IG) para este produto. A pesquisa aqui apresentada, tem como objetivo demonstrar como está estruturada a produção do queijo artesanal do Marajó e a importância do selo de IG como estratégia de desenvolvimento para região. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-08
Como Citar
Cruz, B. E. V. da, Dias, A. L. C., Souza, A. C. dos S., & Pinheiro, J. dos S. G. do S. (2015). A IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA O QUEIJO DO MARAJÓ COM ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARA A MICRORREGIÃO DO ARARI-MARAJÓ, PA. Cadernos De Prospecção, 8(1), 158. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.001.018
Edição
Seção
Indicações Geográficas
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.