A GESTÃO DO SEGREDO NA INOVAÇÃO ABERTA

Autores

  • Maria Isabel Araújo Silva dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiani Fontanela Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.028

Palavras-chave:

Segredo, Gestão, Inovação Aberta.

Resumo

Na complexidade do processo de Inovação, as empresas perceberam que a proteção dos ativos intangíveis agrega valor aos produtos, bens e serviços. Na Inovação Aberta o estabelecimento das responsabilidades dos envolvidos deve estar alinhado à proteção do segredo, e assim gerar relações confiáveis e duradoras. Adotou-se a pesquisa exploratória e descritiva, com o propósito de explicitar e descrever as principais características dos temas abordados. Quanto às fontes, trata-se de uma pesquisa bibliográfica secundária com base em material já publicado, que permitiu entender a gestão do sigilo em uma organização que utilize a Inovação Aberta. Assim, saber como gerir o segredo nas estratégias de Inovação Aberta das organizações, a partir da utilização de cláusulas de confidencialidade nos contratos de transferência de tecnologia, contribuiu para a discussão do tema. Entende-se que para a efetiva gestão do sigilo na Inovação Aberta deve existir um modelo de negócio que integre a proteção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Araújo Silva dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), Mestre em Desenvolvimento Sustentável, na área de Planejamento e Gestão de C&T (CDS/UNB), Tecnóloga.

Cristiani Fontanela, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Direito (PPGD/UFSC), Mestre em Direito (PPGD/UFSC), Especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário (FIE), Professora Titular (UNOCHAPECÓ), Coordenadora do NIT-UNOCHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

dos Santos, M. I. A. S., & Fontanela, C. (2015). A GESTÃO DO SEGREDO NA INOVAÇÃO ABERTA. Cadernos De Prospecção, 8(2), 246. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.028

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento