MAPEAMENTO TECNOLOGICO DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS

Autores

  • Antonio Marcos de Andrade IFS
  • Maraiza Santana dos Santos IFS
  • Ruth Sales Gama de Andrade IFS
  • Márcio Roberto de Andrade IFS
  • Carlos Gomes da Silva Júnior IFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.042

Resumo

Os óleos essenciais são substâncias voláteis produzidas por plantas aromáticas, estocadas em forma de pequenas gotas entre as células vegetais que podem estar nas folhas, pétalas das flores, tronco, raízes e sementes das plantas. Metodologicamente a prospecção tecnológica foi concretizada a partir da consulta na base European Patent Office (ESPACENET) e na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) do Brasil. As palavras-chave em destaque foram todas no campo “resumo” no caso do INPI e no campo “Keyword(s) in title or abstract” no caso do ESPACENET, também foram feitas buscas por distribuição por código de classificação de patentes, por fim, foi analisado o número de documentos por combinação de Empresas brasileiras e palavras-chave óleo essencial depositados no Search International and National Patent Collections – WIPO. Assim, a presente pesquisa abordou a prospecção tecnológica sobre óleos essenciais a fim de caracterizar as pesquisas e/ou estudos que estão sendo realizados com o uso do óleo, averiguando principalmente um aumento no número de depósitos de patentes nacionais e internacionais como também empresas brasileiras que mais depositam no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos de Andrade, IFS

P

Maraiza Santana dos Santos, IFS

Graduanda do Curso Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe. É Técnica em Serviços Hoteleiros pelo Instituto Federal de Sergipe. Possui experiência profissional em Hotelaria, Bar e Restaurante em Aracaju- SE.

Ruth Sales Gama de Andrade, IFS

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1988) , mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003) . Atualmente é PROFESSOR DE 1 E 2 GRAUS do Centro Federal de Educação Tecnológica, Pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica e Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Química Analítica. Atuando principalmente nos seguintes temas: IODIMETRIA, ENXOFRE, SUCOS, VINHOS, ÁCIDO ASCÓRBICO e FIA. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Downloads

Como Citar

de Andrade, A. M., dos Santos, M. S., de Andrade, R. S. G., Andrade, M. R. de, & Silva Júnior, C. G. da. (2014). MAPEAMENTO TECNOLOGICO DA UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS. Cadernos De Prospecção, 7(3), 416. https://doi.org/10.9771/S.CPROSP.2014.007.042

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos