ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO REGISTRO DE MARCAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.002Palavras-chave:
Custo-Benefício, Empresa, Marca, Registro.Resumo
Ao criar uma marca forte as empresas conseguem atrair as preferências dos consumidores, construindo uma barreira defensiva contra a concorrência. Neste sentido, este artigo objetiva verificar a importância da relação custo-benefício para as pequenas e médias empresas que decidam registrar sua marca. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de dados dos relatórios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Após revisão teórica, foi possível demonstrar alguns benefícios de registro da marca tais como, posicionamento e imagem. Os resultados demonstrados na análise dos dados do IEL/ApexBrasil apresentam os setores empresariais com maior número de registro de marca que são eles: confecções, madeiras/móveis, metal/mecânica e tecnologia da informação nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha.Downloads
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Publicado
2016-03-30
Como Citar
Lima do Nascimento, R. L., Machado de Aragão Gomes, I., & de Mattos Santos, R. (2016). ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO REGISTRO DE MARCAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Cadernos De Prospecção, 9(1), 9. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.002
Edição
Seção
Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento
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