ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO REGISTRO DE MARCAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Autores

  • Rosa Leila Lima do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
  • Iracema Machado de Aragão Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
  • Raoni de Mattos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.002

Palavras-chave:

Custo-Benefício, Empresa, Marca, Registro.

Resumo

Ao criar uma marca forte as empresas conseguem atrair as preferências dos consumidores, construindo uma barreira defensiva contra a concorrência. Neste sentido, este artigo objetiva verificar a importância da relação custo-benefício para as pequenas e médias empresas que decidam registrar sua marca. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de dados dos relatórios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Após revisão teórica, foi possível demonstrar alguns benefícios de registro da marca tais como, posicionamento e imagem. Os resultados demonstrados na análise dos dados do IEL/ApexBrasil apresentam os setores empresariais com maior número de registro de marca que são eles: confecções, madeiras/móveis, metal/mecânica e tecnologia da informação nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaianinha.

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Biografia do Autor

Rosa Leila Lima do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – Universidade Federal de Sergipe

Iracema Machado de Aragão Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – Universidade Federal de Sergipe

Raoni de Mattos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

Lima do Nascimento, R. L., Machado de Aragão Gomes, I., & de Mattos Santos, R. (2016). ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO DO REGISTRO DE MARCAS PELAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Cadernos De Prospecção, 9(1), 9. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2016.009.002

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento