PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE UM EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.082Palavras-chave:
espasticidade, prospecção, equipamento.Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica sobre equipamentos para tratamento da espasticidade, identificando equipamentos capazes de realizar movimentos passivos e programáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de anterioridade com base nos pedidos de patentes depositadas no banco de dados USPTO e Espacenet, utilizando-se das seguintes palavraschave: (“orthesesor "movementdevice" or "weardevice" or "assistivedevice" or "feedbackcontrol" orglove”) and (“strokeorspasticityorhandor "fingermovement" orwristorhypertoniaorstiffening”), nos campos título e abstract. A pesquisa e a análise dos dados foram auxiliadas pelo uso do software PatentInsightPro, que encontrou 134 patentes, predominantemente dos Estados Unidos (84) com um crescente avanço do número de patentes da China (30), de 2006 a 2012, tendo como principais classificações as A61H e A63B.Os resultados permitiram identificar também 9 pedidos de patentes com grande correlação com o objeto de estudo. Não foram encontrada predominância de empresas ou inventores como depositantes, o que sinaliza um campo bastante disperso e que possui o maior volume de patentes depositadas por inventores independentes. Este trabalho apresenta os principais proprietários das patentes para equipamentos de tratamento de espasticidade, bem como os principais países onde as patentes estão depositadas.Downloads
Referências
CHEN, Z. (China). Microcomputer controlled finger movement device. CN101940522, 28 de setembro de 2011.
JOZEFCZYK, P. B. Approach to the management of focal spasticity. American Academy of Neurology, 1997.
BRASIL. Ministério da saúde. Portal da Saúde. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7904/162/avc:-governo-alerta-para-
principal-causa-de-mortes.html>. Acesso em: 10 dez. 2012.
BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 377, 10 de novembro de 2009. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas - espasticidade, 2009.
SEGURA, D.; CRESPÃO, D.; DAROLT, M. Análise do tratamento da espasticidade através da fisioterapia e da farmacologia: Um estudo de caso. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 11, n. 3, p. 217-224, set./dez. 2007.
ZONTA, M.; KUMAGAI, Y. Tratamento da espasticidade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 56, n. 4, p. 852-858, São Paulo, dez. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.