PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE UM EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE

Autores

  • Murilo Plínio Nogueira Ribeiro Universidade Salvador - UNIFACS
  • Marcelo Pereira Melo Dultra Universidade Salvador - UNIFACS
  • Rodrigo Pereira Toralles Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.082

Palavras-chave:

espasticidade, prospecção, equipamento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma prospecção tecnológica sobre equipamentos para tratamento da espasticidade, identificando equipamentos capazes de realizar movimentos passivos e programáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de anterioridade com base nos pedidos de patentes depositadas no banco de dados USPTO e Espacenet, utilizando-se das seguintes palavraschave: (“orthesesor "movementdevice" or "weardevice" or "assistivedevice" or "feedbackcontrol" orglove”) and (“strokeorspasticityorhandor "fingermovement" orwristorhypertoniaorstiffening”), nos campos título e abstract. A pesquisa e a análise dos dados foram auxiliadas pelo uso do software PatentInsightPro, que encontrou 134 patentes, predominantemente dos Estados Unidos (84) com um crescente avanço do número de patentes da China (30), de 2006 a 2012, tendo como principais classificações as A61H e A63B.Os resultados permitiram identificar também 9 pedidos de patentes com grande correlação com o objeto de estudo. Não foram encontrada predominância de empresas ou inventores como depositantes, o que sinaliza um campo bastante disperso e que possui o maior volume de patentes depositadas por inventores independentes. Este trabalho apresenta os principais proprietários das patentes para equipamentos de tratamento de espasticidade, bem como os principais países onde as patentes estão depositadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Plínio Nogueira Ribeiro, Universidade Salvador - UNIFACS

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (2007) e mestrado em Mecatrônica (PPGM-UFBA 2010). Atualmente é coordenador do curso de Engenharia da Computação, pesquisador no do Grupo de Mecatrônica e Robótica e professor assistente na Universidade Salvador (UNIFACS). É também engenheiro desenvolvedor de Software e de sistemas embarcados, atuando com pesquisa e desenvolvimento tecnológico em soluções para área de saúde, em especial doenças degenerativas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Automação Industrial, Supervisório e telemetria, MES, ERP

Marcelo Pereira Melo Dultra, Universidade Salvador - UNIFACS

Administrador pela Universidade Salvador - UNIFACS (2006) e Mestre em Administração (UNIFACS), com bolsa da CAPES. Coordenador da Incubadora de Negócios Unifacs. Professor de disciplinas de Gestão, Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Administração da Produção, todos na UNIFACS. Pesquisador no Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão (NEOTEG) e Agência de Inovação UNIFACS.

Rodrigo Pereira Toralles, Universidade Salvador - UNIFACS

Possui graduação em Engenharia de Produção(2015) pela UNIFACS-Universidade Salvador e onde foi bolsista de iniciação científica, com apoio da FAPESB.

Referências

CHEN, Z. (China). Microcomputer controlled finger movement device. CN101940522, 28 de setembro de 2011.

JOZEFCZYK, P. B. Approach to the management of focal spasticity. American Academy of Neurology, 1997.

BRASIL. Ministério da saúde. Portal da Saúde. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7904/162/avc:-governo-alerta-para-
principal-causa-de-mortes.html>. Acesso em: 10 dez. 2012.

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 377, 10 de novembro de 2009. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas - espasticidade, 2009.

SEGURA, D.; CRESPÃO, D.; DAROLT, M. Análise do tratamento da espasticidade através da fisioterapia e da farmacologia: Um estudo de caso. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 11, n. 3, p. 217-224, set./dez. 2007.

ZONTA, M.; KUMAGAI, Y. Tratamento da espasticidade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 56, n. 4, p. 852-858, São Paulo, dez. 1998.

Downloads

Publicado

2015-11-15

Como Citar

Ribeiro, M. P. N., Dultra, M. P. M., & Toralles, R. P. (2015). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE UM EQUIPAMENTO PARA TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE. Cadernos De Prospecção, 8(4), 744. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.082

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos