DA PESQUISA AO MERCADO: A PRIMEIRA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.067Palavras-chave:
Inovação, Transferência de Tecnologia, Parceria, NegociaçãoResumo
Este artigo apresenta a importância da transferência de tecnologia da academia para o mercado por meio da análise da primeira negociação de sucesso de tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De maneira análoga a países desenvolvidos, no Brasil, parte significativa da inovação tecnológica é oriunda de Instituições Públicas de Ensino Superior e Centro Públicos de Pesquisas por meio de fomento de agências governamentais. Nesta perspectiva, a inovação produzida com o dinheiro público deve ser transferida à sociedade sob a forma de benefícios. Por isso, esse trabalho trata também das possibilidades de transferência de tecnologia e dos meios de parcerias universidades-empresas, explorando os benefícios para ambas e a produção de inovação. Como exemplo de inovação por meio de parcerias, foi realizado um estudo de caso sobre transferência de tecnologia, envolvendo uma empresa local denominada Mecamáquina Ltda. e a Universidade Federal de Uberlândia, ocasionando a primeira negociação de transferência de tecnologia que se efetivou na Universidade. Tal negociação se deu por meio da Agência Intelecto, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Instituição (NIT).Downloads
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