DA PESQUISA AO MERCADO: A PRIMEIRA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.067Palavras-chave:
Inovação, Transferência de Tecnologia, Parceria, NegociaçãoResumo
Este artigo apresenta a importância da transferência de tecnologia da academia para o mercado por meio da análise da primeira negociação de sucesso de tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De maneira análoga a países desenvolvidos, no Brasil, parte significativa da inovação tecnológica é oriunda de Instituições Públicas de Ensino Superior e Centro Públicos de Pesquisas por meio de fomento de agências governamentais. Nesta perspectiva, a inovação produzida com o dinheiro público deve ser transferida à sociedade sob a forma de benefícios. Por isso, esse trabalho trata também das possibilidades de transferência de tecnologia e dos meios de parcerias universidades-empresas, explorando os benefícios para ambas e a produção de inovação. Como exemplo de inovação por meio de parcerias, foi realizado um estudo de caso sobre transferência de tecnologia, envolvendo uma empresa local denominada Mecamáquina Ltda. e a Universidade Federal de Uberlândia, ocasionando a primeira negociação de transferência de tecnologia que se efetivou na Universidade. Tal negociação se deu por meio da Agência Intelecto, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Instituição (NIT).Downloads
Referências
BARAÑANO, A. M. Gestão da Inovação Tecnológica: Estudo de Cinco PMEs Portuguesas. Revista Brasileira de Inovação. v. 4, n. 1, p. 57-96, jan./jun., 2005.
BOGO, J. M. O Sistema de Gerenciamento Ambiental segundo a ISO 14001 como Inovação Tecnológica na organização. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, 2009. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bogo/>. Acesso em: 28 jun. 2012.
CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CEPES. Relatório Uberlândia: Painel de Informações Municipais. 2011. Disponível em: http://www.ie.ufu.br/sites/ie.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/%20Painel%20de%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20Municipais%20-%20Uberl%C3%A2ndia%20-%202011_a.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2014.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 52p.
LAGARES, M. UFU assina primeiro contrato de transferência de tecnologia. Rede Globo, TV Integração, Uberlândia, 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo- mineiro/noticia/2013/08/ufu-assina-primeiro-contrato-de-transferencia-de-tecnologia.html>. Acessado em: 15 jun. 2014.
OCDE. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2005). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação 2005. 3ª edição.
OCDE/FINEP. Disponível: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4639.pdf>. Acesso em 12 dez. 2012.
OLIVEIRA, S. A. G. et al. A inovação tecnológica e a institucionalização dos núcleos de inovação tecnológica. Sinergia, v. 12, n. 2, p. 171-180, São Paulo, 2011.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, A. M.; PINHEIRO, M. S. F., FRANÇA, M. N. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos. Uberlândia: Adufu, 2009. 286p.
Yin, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage. 1994. 312p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor declara que: - Todos os autores foram nomeados. - Está submetendo o manuscrito com o consentimento dos outros autores. - Caso o trabalho submetido tiver sido contratado por algum empregador, tem o consentimento do referido empregador. - Os autores estão cientes de que é condição de publicação que os manuscritos submetidos a esta revista não tenham sido publicados anteriormente e não sejam submetidos ou publicados simultaneamente em outro periódico sem prévia autorização do Conselho Editorial. - Os autores concordam que o seu artigo ou parte dele possa ser distribuído e/ou reproduzido por qualquer forma, incluindo traduções, desde que sejam citados de modo completo esta revista e os autores do manuscrito. - Revista Cadernos de Prospecção está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.