DA PESQUISA AO MERCADO: A PRIMEIRA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Larissa Sarmento Macêdo Universidade Federal de Uberlândia
  • Adriana Cristina Omena Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.067

Palavras-chave:

Inovação, Transferência de Tecnologia, Parceria, Negociação

Resumo

Este artigo apresenta a importância da transferência de tecnologia da academia para o mercado por meio da análise da primeira negociação de sucesso de tecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De maneira análoga a países desenvolvidos, no Brasil, parte significativa da inovação tecnológica é oriunda de Instituições Públicas de Ensino Superior e Centro Públicos de Pesquisas por meio de fomento de agências governamentais. Nesta perspectiva, a inovação produzida com o dinheiro público deve ser transferida à sociedade sob a forma de benefícios. Por isso, esse trabalho trata também das possibilidades de transferência de tecnologia e dos meios de parcerias universidades-empresas, explorando os benefícios para ambas e a produção de inovação. Como exemplo de inovação por meio de parcerias, foi realizado um estudo de caso sobre transferência de tecnologia, envolvendo uma empresa local denominada Mecamáquina Ltda. e a Universidade Federal de Uberlândia, ocasionando a primeira negociação de transferência de tecnologia que se efetivou na Universidade. Tal negociação se deu por meio da Agência Intelecto, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Instituição (NIT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Sarmento Macêdo, Universidade Federal de Uberlândia

Larissa Sarmento Macêdo, Economista graduada no Instituto de Economia da UFU e mestranda pelo programa de TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO (Linha de Pesquisa "Tecnologias e Interfaces da Comunicação") na Faculdade de Educação - UFU. Pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Magistério Superior pela Universidade Anhanguera e Propriedade Intelectual e Inovação no Agronegócio pela UFSC. Especialista em propriedade intelectual pela Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI. Nesse momento atua como Gestora em Ciência e Tecnologia da Agência Intelecto ( Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU) é responsável pela divisão de Transferência de tecnologia e Empreendedorismo. Tem experiência em gestão de negócios inovadores, proteção de tecnologias, assessoria financeira, negociação de tecnologias,análise de projetos e na execução de Programas de Formação da Cultura Empreendedora, Transferência de Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual.

Adriana Cristina Omena Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2001) e Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação e Tecnologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2006). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, docente no curso de Comunicação Social e Tutora PET- Conexões de saberes Educomunicação na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), além de ser líder dos grupos de pesquisas em Interfaces da Comunicação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação na mesma instituição. Foi membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste), e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública, comunicação política, tecnologias e comunicação, políticas públicas, principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital, TV digital, opinião pública, sociedade civil, convergência, sociedade da informação, políticas de comunicação, mídia e política, meios de comunicação e processos políticos, campanhas publicitárias e mídia. Tendo em vista sua experiência, possui publicações nacionais e internacionais em revista e eventos científicos correlatos à sua formação. Certificado pelo autor em 23/06/2014

Referências

BARAÑANO, A. M. Gestão da Inovação Tecnológica: Estudo de Cinco PMEs Portuguesas. Revista Brasileira de Inovação. v. 4, n. 1, p. 57-96, jan./jun., 2005.

BOGO, J. M. O Sistema de Gerenciamento Ambiental segundo a ISO 14001 como Inovação Tecnológica na organização. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, 2009. Disponível em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/bogo/>. Acesso em: 28 jun. 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CEPES. Relatório Uberlândia: Painel de Informações Municipais. 2011. Disponível em: http://www.ie.ufu.br/sites/ie.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/%20Painel%20de%20Informa%C3%A7%C3%B5es%20Municipais%20-%20Uberl%C3%A2ndia%20-%202011_a.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2014.

HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006. 52p.

LAGARES, M. UFU assina primeiro contrato de transferência de tecnologia. Rede Globo, TV Integração, Uberlândia, 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo- mineiro/noticia/2013/08/ufu-assina-primeiro-contrato-de-transferencia-de-tecnologia.html>. Acessado em: 15 jun. 2014.

OCDE. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2005). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação 2005. 3ª edição.

OCDE/FINEP. Disponível: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/4639.pdf>. Acesso em 12 dez. 2012.

OLIVEIRA, S. A. G. et al. A inovação tecnológica e a institucionalização dos núcleos de inovação tecnológica. Sinergia, v. 12, n. 2, p. 171-180, São Paulo, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, A. M.; PINHEIRO, M. S. F., FRANÇA, M. N. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos. Uberlândia: Adufu, 2009. 286p.

Yin, R. K. Case study research: design and methods. London: Sage. 1994. 312p.

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

Macêdo, L. S., & Santos, A. C. O. (2015). DA PESQUISA AO MERCADO: A PRIMEIRA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Cadernos De Prospecção, 8(4), 595. https://doi.org/10.9771/s.cprosp.2015.008.067

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento